iOS 8 já está instalado em 72% dos portáteis da Apple

Por Redação | 04.02.2015 às 16:30
photo_camera Divulgação

Se tem algo que os donos de dispositivos portáteis da Apple podem se gabar é que eles provavelmente estão com a última versão do sistema operacional mobile da Maçã, o iOS, em seus gadgets — e os números apenas comprovam isso. Segundo o Apple Insider, 72% dos aparelhos já rodam o software mais recente da companhia, o iOS 8.

Além disso, outros 25% ainda usam a versão anterior, o iOS 7, e um baixíssimo número de 3% estão com uma edição ainda mais antiga do sistema. Isso quer dizer que o expressivo número de 97% dos usuários de gadgets portáteis da Apple estão com uma versão do SO lançada há, no máximo, dois anos.

Se analisarmos como são as coisas no lado do Android, o panorama é bem diferente. A mais recente atualização do sistema do Google, o Lollipop (5.0), está em apenas 1,6% dos aparelhos. A versão mais comum do robô verde é a anterior, KitKat (4.4), presente em 39,7% segundo dados divulgados pela própria companhia — ou seja, 41,3% usam edições lançadas nos últimos dois anos.

Levando em conta somente o nome da versão, a Jelly Bean (4.1.X, 4.2.X e 4.3) é a mais popular, presente em, ao todo, 44,5% dos dispositivos Android.

Razões?

Não há como cravar um motivo exato para tamanha diferença, mas, provavelmente, o fato da Apple controlar diretamente tanto seus gadgets quanto o sistema seja o principal deles. Vale lembrar que a única linha de aparelhos oficiais da Google é a Nexus, enquanto os demais smartphones e tablets que usam Android são desenvolvidos de maneira independente por outras fabricantes.

A partir disso, temos que levar em conta os pormenores da relação do Google com as demais companhias, além da boa vontade das empresas de levar versões atualizadas para seus clientes e, é claro, a capacidade técnica dos próprios aparelhos em receber as novidades do Android. Na Apple, basicamente nada disso é um problema.