iOS 8 já está em 77% dos dispositivos da Apple

Por Redação | 19 de Março de 2015 às 17h34

Para a Apple, um dos principais aspectos positivos de sua plataforma é o fato de que ela funciona em boa parte de seus dispositivos. Com uma linha única de aparelhos, ela garante compatibilidade total nos modelos mais recentes, como mostram os números do início de março revelados pela companhia. Hoje, são 77% dos iPhones e iPads em operação funcionando com o iOS 8, 5% a mais do que os registrados no começo de fevereiro.

Do restante, 20% funcionam com o iOS 7 e compreendem ou os aparelhos que ainda não foram atualizados pelo usuário ou aqueles mais antigos, que já são incompatíveis com a nova plataforma. E a tendência, de acordo com a fabricante, é que esses números caiam cada vez mais, na medida em que os donos dos aparelhos comecem também a trocar seus dispositivos por outros mais recentes, com acesso às novas funções que a Maçã adiciona a cada nova atualização.

Enquanto isso, como mostram os dados do site Apple Insider, o ecossistema do Android permanece altamente fragmentado. A boa maioria dos usuários já utiliza versões mais recentes, mas aqui, existe uma divisão clara: 40,9% rodam a versão KitKat, de 2013, enquanto outros 42,6% ainda trabalham com as edições Jelly Bean 4.1, 4.2 ou 4.3.

Sistemas operacionais mobile

É um sinal de que muitos aparelhos antigos continuam em operação, e os números não têm alterações drásticas, o que mostra que os usuários não parecem dispostos a trocar seus aparelhos. Enquanto isso, a versão mais recente, Lollipop, continua com dificuldades para ganhar tração, aparecendo em apenas 3,3% dos aparelhos e atrás até mesmo de edições ainda mais antigas, como a Gingerbread e a Ice Cream Sandwich.

Os dados foram obtidos a partir da análise de dados das lojas de aplicativos das empresas, a App Store e a Google Play Store. São considerados ativos os aparelhos que, no período avaliado, realizaram o download de novos softwares ou a atualização daqueles que já estavam instalados no dispositivo.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.