Gadgets com iOS 9 podem baixar apps de forma mais rápida e inteligente

Por Redação | 07.10.2015 às 09:54

Na medida em que o iOS se torna cada vez mais global dentro dos produtos da Apple, afinal já são ao menos quatro tipos de dispositivos a embarcar o sistema operacional mobile (iPhone, iPod, iPad e Apple Watch), é natural que a Maçã pensasse em um jeito de, ainda assim, dispensar tratamento exclusivo para cada tipo de aplicativo.

E é exatamente para isso que o recurso chamado App Thinning foi adicionado ao iOS 9, a mais recente versão do sistema. Basicamente, ele permite que cada usuário faça download apenas de partes essenciais de um aplicativo em vez de um pacote completo quando um arquivo serve para mais de um tipo de dispositivo.

Em resumo, se você está baixando um aplicativo em seu iPhone, mas tal app também é compatível com o iPad ou o Apple Watch, apenas os arquivos essenciais para que ele funcione no iPhone serão baixados. Isso tornará os processos de download mais ágeis e eficientes, poupando inclusive espaço nos dispositivos.

Novo recurso chega depois do iOS 9

De acordo com uma nota divulgada pela Apple, a presença do App Thinning foi retardada em relação ao lançamento do iOS 9 a fim de evitar problemas com os backups do iCloud. Ao que tudo indica, agora tudo está funcionando de forma plena e sem causar qualquer transtorno aos usuários da Apple.

Obviamente, esse “fatiamento de aplicativos”, como a Apple denomina, acontece de maneira automática. Você pode continuar baixando e instalando aplicativos normalmente em seus iGadgets.

Fonte: Apple