Extraia o máximo do botão Compartilhar do seu iPhone ou iPad com estas 5 dicas

Por Sérgio Oliveira

Você provavelmente não está utilizando um dos melhores recursos do seu iPhone ou iPad: o botão Compartilhar. Poderoso, o recurso introduzido no iOS 8 oferece uma maneira rápida e simples de compartilhar documentos, URLs, fotos e toda sorte de arquivo entre apps e serviços diversos.

O problema, no entanto, é que o botão permanece um tanto quanto escondido na interface do sistema e dos aplicativos que o suportam e sua utilidade acaba sendo minada por isso.

Para ressaltar todas as qualidades do botão Compartilhar e mostrar de uma vez por todas que ele pode facilitar bastante suas tarefas no dia a dia, preparamos este guia para lhe ensinar a tirar o máximo da funcionalidade. São dicas que cobrem desde o básico até recursos especiais, passando, também, pela configuração e personalização do botão.

Do básico ao avançado

Antes do iOS 8, o sistema móvel da Apple limitava bastante a forma e o que poderia ser compartilhado entre os aplicativos. Via de regra, o compartilhamento só ocorria entre aplicativos da Maçã nativos do sistema, o que incluía, por exemplo, compartilhar um link do Safari no Mail. Com a chegada do iOS 8, as coisas mudaram bastante e apps de terceiros começaram a ter acesso à chamada "camada de compartilhamento", uma espécie de área de transferência inteligente capaz de direcionar o fluxo de um aplicativo para outro.

Por padrão, esses apps passaram a trocar URLs, documentos e imagens entre si, abrindo espaço para que essas coisas pudessem ser partilhadas também em apps de redes sociais, mensagens de texto e até mesmo em notas e lembretes pessoais. Uma verdadeira mão na roda principalmente se pudéssemos definir quais apps entrariam nessa roda, não é mesmo?

Pois saiba que há uma forma bem simples de personalizar a lista de apps que aparecem quando você toca no botão Compartilhar. Utilizaremos o Safari como ponto de partida deste exemplo; então, a partir dele, tocamos no botão Compartilhar que fica na porção inferior da tela.

Grande parte dos apps para iOS trazem o botão compartilhar no canto inferior da tela ou então em algum local à direita na parte superior

Grande parte dos apps para iOS trazem o botão compartilhar no canto inferior da tela ou então em algum local à direita na parte superior (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Perceba que o menu exibe os apps já habilitados para o compartilhamento. Arraste a lista para a esquerda para localizar a opção "Mais". Toque nela.

Além das opções de compartilhamento disponíveis, a listagem traz o botão Mais reservado à configuração da funcionalidade

Além das opções de compartilhamento disponíveis, a listagem traz o botão Mais reservado à configuração da funcionalidade (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Perceba que você será levado a uma lista de apps que suportam o botão Compartilhar, independentemente de eles estarem liberados para usar a funcionalidade ou não.

Habilitando e reorganizando apps

Atualmente, um grande número de apps de terceiros oferecem suporte ao sistema de compartilhamento do iOS. Dependendo da quantidade de apps que você tem instalado no seu iGadget, essa lista pode ser enorme.

Nesta lista, você pode definir que opções de compartilhamento estarão ativadas naquele app que você acionou o recurso - no caso deste exemplo, o Safari

Nesta lista, você pode definir que opções de compartilhamento estarão ativadas naquele app que você acionou o recurso - no caso deste exemplo, o Safari (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Percorra-a e determine quais apps devem aparecer na lista de compartilhamento, ativando a chave de seleção correspondente a cada um deles. Perceba que opções como Mail e Mensagens estão sempre ativadas e você não pode desabilitá-las.

Depois disso, você pode organizar a ordem em que essas opções aparecerão no menu de compartilhamento. Para isso, basta tocar no menu hambúrguer presente à direita de cada opção e arrastá-la para cima ou para baixo. Caso tenha muitos apps ativados aqui, busque priorizar aqueles que você mais utiliza, colocando-os no topo da listagem.

Pressionar o botão hambúrguer e arrastar as opções permite reorganizar a ordem em que as opções aparecerão quando o botão for acionado

Pressionar o botão hambúrguer e arrastar as opções permite reorganizar a ordem em que as opções aparecerão quando o botão for acionado (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Recursos especiais

Alguns aplicativos oferecem mais de uma função de compartilhamento ao pressionar o botão Compartilhar no iOS. Um bom exemplo disso são os clientes para o Pinboard, um serviço de marcação de links que faz um trabalho semelhante ao Delicious e ao Evernote. Um dos que mais se destaca é o Pinner, que conta com duas opções de compartilhamento distintas. A primeira delas é o "Quick Pin", que salva uma URL automaticamente no Pinboard sem qualquer interação adicional.

Alguns apps oferecem múltiplos botões de compartilhamento, com cada um deles executando a tarefa de uma forma específica

Alguns apps oferecem múltiplos botões de compartilhamento, com cada um deles executando a tarefa de uma forma específica (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Por outro lado, o "Pinner" abre uma janela secundária onde o usuário pode adicionar a descrição do link, tags e definir se aquele é um link público ou privado.

Compartilhamentos específicos de cada app

Também existe uma diversidade muito grande no que diz respeito a forma com que cada app compartilha seu conteúdo. No Fotos, por exemplo, o compartilhamento de imagens se dá de uma maneira bastante distinta do que vemos no Safari.

Perceba que no Fotos aparecem opções diferentes daquelas mostradas no Safari. A forma de selecionar o conteúdo também difere de um app para o outro

Perceba que no Fotos aparecem opções diferentes daquelas mostradas no Safari. A forma de selecionar o conteúdo também difere de um app para o outro (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Ali, por exemplo, também aparecem apps específicos capazes de lidar com imagens, coisa que já não é lá a praia do iBooks. Portanto, espere ver opções como Snapchat, Instagram e outros softwares de edição de imagem que têm suporte à funcionalidade.

Aplicativos como o Mail, Safari e Notas, cujo foco é o texto, você poderá compartilhar porções específicas selecionadas do texto. Isso é algo extremamente interessante caso você queira, por exemplo, criar notas ou lembretes no Calendário com passagens de um e-mail importante ou de algo interessante que viu enquanto navegava usando o Safari.

A partir do Safari e outros apps focados em texto, é possível selecionar uma porção dele e compartilhar

A partir do Safari e outros apps focados em texto, é possível selecionar uma porção dele e compartilhar (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Também vale destacar o ótimo trabalho que a Apple fez com o Notas no iOS 9. Agora, o app conta com suporte a compartilhamento não só de texto, mas também de imagens e URLs, que podem ser adicionadas a uma nota existente ou nova.

Compartilhamento em outro nível

Apesar de muitos desenvolvedores já terem incorporado e fazerem um bom uso do botão Compartilhamento do iOS, outros atingiram um outro nível. Abaixo, listamos exemplos de apps que captaram o espírito da coisa e implementaram a funcionalidade de maneira criativa e inovadora.

  • Pinterest: funciona em múltiplos aplicativos. No Safari, por exemplo, é possível até mesmo escolher uma foto específica de um site para compartilhá-la na rede social.
  • Tumblr: pioneiro no suporte a muitas das novidades do iOS, o Tumblr se destaca por oferecer suporte ao compartilhamento dos mais diversos conteúdos, desde websites até canções do Apple Music, passando, claro, pelo Fotos.
  • Snapchat: o app suporte o compartilhamento de imagens diretamente do Rolo da Câmera do iOS.

Explore e domine

São muitas as opções de aplicativos com suporte à funcionalidade de compartilhamento do iOS e seria impossível cobrir todas elas neste guia. Portanto, a dica geral que fica é: explore! Fuçar não faz mal a ninguém e tocar no quadradinho com a seta para cima de vez em quando pode trazer boas surpresas para você. Portanto, sempre que possível, teste a funcionalidade e busque incorporá-la no seu dia a dia a fim de dominá-la por completo.

Confira também: