Dica de app: rastreie seus e-mails enviados no iOS com o MailTracker

Por Redação

Apesar de diversas tentativas para acabar com ele, o e-mail continua sendo o principal meio de comunicação principalmente no meio profissional. O problema é que, diferentemente do Messenger e WhatsApp, você não tem como saber, por padrão, quando o destinatário abriu ou não seu e-mail.

Existem diversas soluções no mercado que oferecem o recurso de rastreamento de e-mails, mas a maioria delas é paga e só funcionam no desktop, normalmente como uma extensão do navegador. Contudo, quem quiser rastrear as mensagens enviadas a partir do iPhone, pode usar o MailTracker.

O app é gratuito para o smartphone da Apple e permite rastrear de maneira fácil todos os e-mails enviados a partir do aparelho. Seu funcionamento é bastante simples, já que ele não é um cliente de e-mail e apenas acompanha o app padrão do iOS. Ele funciona adicionando um perfil nas configurações do iOS, que, por sua vez, permite a mágica acontecer. Essa configuração inicial pode parecer um pouco complicada num primeiro momento, mas basta seguir as instruções na tela.

Para começar a utilizar o recurso, primeiro é necessário abrir o app e adicionar uma nova conta. Ele vai pedir autorização para lhe enviar notificações, o que é bastante útil pois elas serão usadas para avisar em tempo real quando alguém visualizou sua mensagem. Em seguida, basta selecionar seu serviço de e-mail, sendo possível utilizar Gmail, Outlook, iCloud, Yahoo, ou ainda, outros serviços que utilizam IMAP e SMTP, como o e-mail da sua empresa.

Mailtracker iPhone Config

Mailtracker iPhone Config

Mailtracker iPhone Config

Após autorizar sua conta no serviço de e-mails, o app te levará para uma tela de ajustes do iOS para a instalação do perfil. Basta tocar em "Instalar" no topo da tela e digitar a senha. Feito isso, clique em "OK", uma página no Safari será exibida e você deve clicar em "Next". Em seguida, o app vai te dar instruções para desativar seu e-mail configurado em Mail, Contatos e Calendário.

Mailtracker iPhone Preferencias

Mailtracker iPhone Preferencias

Mailtracker iPhone Preferencias

Basicamente, se sua conta de e-mails já estiver cadastrada no Mail, você deve desativar o recebimento de e-mails dela desmarcando a opção "Emails" - note que uma nova conta com o seu serviço vai aparecer logo abaixo, este é o perfil criado pelo MailTracker e deve estar ativo para que seus e-mails enviados sejam rastreados.

Feito isso, você está pronto para enviar e-mails e saber quem abriu suas mensagens.

Ao abrir o app pela primeira vez, ele oferece a opção para enviar um e-mail de teste e você pode ver o sistema em funcionamento. Teste enviando um e-mail para algum colega também. As mensagens que receberam visualização vão aparecer na aba "Feed". Todos os e-mails enviados aparecerão em "Sent Mail" e você pode adicionar novas contas e alterar as configurações em "Settings".

Mailtracker iPhone notificacao

Mailtracker iPhone tela inicial

Mailtracker iPhone tela inicial

Para enviar e-mails rastreáveis, basta utilizar o cliente de e-mail padrão do iOS - ou seja, não precisa fazer nada de diferente.

O MailTracker é gratuito para o uso básico, o que já supre bastante as necessidades. Se você precisa rastrear mais de 5 contas de e-mail, domínios personalizados do Google Apps para negócios, além de visualizar mais mensagens no feed e histórico, é necessário utilizar o serviço premium, que tem um custo de US$ 4,99 mensais, nada muito absurdo.

Infelizmente o app só está disponível para iPhone, mas uma versão para Android está em desenvolvimento.

Faça download do MailTracker na App Store.

qr code