Dica de app: rastreie seus e-mails enviados no iOS com o MailTracker

Por Redação

Apesar de diversas tentativas para acabar com ele, o e-mail continua sendo o principal meio de comunicação principalmente no meio profissional. O problema é que, diferentemente do Messenger e WhatsApp, você não tem como saber, por padrão, quando o destinatário abriu ou não seu e-mail.

Existem diversas soluções no mercado que oferecem o recurso de rastreamento de e-mails, mas a maioria delas é paga e só funcionam no desktop, normalmente como uma extensão do navegador. Contudo, quem quiser rastrear as mensagens enviadas a partir do iPhone, pode usar o MailTracker.

O app é gratuito para o smartphone da Apple e permite rastrear de maneira fácil todos os e-mails enviados a partir do aparelho. Seu funcionamento é bastante simples, já que ele não é um cliente de e-mail e apenas acompanha o app padrão do iOS. Ele funciona adicionando um perfil nas configurações do iOS, que, por sua vez, permite a mágica acontecer. Essa configuração inicial pode parecer um pouco complicada num primeiro momento, mas basta seguir as instruções na tela.

Para começar a utilizar o recurso, primeiro é necessário abrir o app e adicionar uma nova conta. Ele vai pedir autorização para lhe enviar notificações, o que é bastante útil pois elas serão usadas para avisar em tempo real quando alguém visualizou sua mensagem. Em seguida, basta selecionar seu serviço de e-mail, sendo possível utilizar Gmail, Outlook, iCloud, Yahoo, ou ainda, outros serviços que utilizam IMAP e SMTP, como o e-mail da sua empresa.

Mailtracker iPhone Config

Mailtracker iPhone Config

Mailtracker iPhone Config

Após autorizar sua conta no serviço de e-mails, o app te levará para uma tela de ajustes do iOS para a instalação do perfil. Basta tocar em "Instalar" no topo da tela e digitar a senha. Feito isso, clique em "OK", uma página no Safari será exibida e você deve clicar em "Next". Em seguida, o app vai te dar instruções para desativar seu e-mail configurado em Mail, Contatos e Calendário.

Mailtracker iPhone Preferencias

Mailtracker iPhone Preferencias

Mailtracker iPhone Preferencias

Basicamente, se sua conta de e-mails já estiver cadastrada no Mail, você deve desativar o recebimento de e-mails dela desmarcando a opção "Emails" - note que uma nova conta com o seu serviço vai aparecer logo abaixo, este é o perfil criado pelo MailTracker e deve estar ativo para que seus e-mails enviados sejam rastreados.

Feito isso, você está pronto para enviar e-mails e saber quem abriu suas mensagens.

Ao abrir o app pela primeira vez, ele oferece a opção para enviar um e-mail de teste e você pode ver o sistema em funcionamento. Teste enviando um e-mail para algum colega também. As mensagens que receberam visualização vão aparecer na aba "Feed". Todos os e-mails enviados aparecerão em "Sent Mail" e você pode adicionar novas contas e alterar as configurações em "Settings".

Mailtracker iPhone notificacao

Mailtracker iPhone tela inicial

Mailtracker iPhone tela inicial

Para enviar e-mails rastreáveis, basta utilizar o cliente de e-mail padrão do iOS - ou seja, não precisa fazer nada de diferente.

O MailTracker é gratuito para o uso básico, o que já supre bastante as necessidades. Se você precisa rastrear mais de 5 contas de e-mail, domínios personalizados do Google Apps para negócios, além de visualizar mais mensagens no feed e histórico, é necessário utilizar o serviço premium, que tem um custo de US$ 4,99 mensais, nada muito absurdo.

Infelizmente o app só está disponível para iPhone, mas uma versão para Android está em desenvolvimento.

Faça download do MailTracker na App Store.

qr code
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.