Publicidade

Desenvolvedores acusam Apple de monopólio para cobrar taxas na App Store

Por| 06 de Junho de 2019 às 18h12

Link copiado!

Desenvolvedores acusam Apple de monopólio para cobrar taxas na App Store
Desenvolvedores acusam Apple de monopólio para cobrar taxas na App Store
Tudo sobre Apple

Uma nova ação de classe aberta por desenvolvedores de aplicativos nos Estados Unidos acusa a Apple de usar a App Store e sua exclusividade no iOS para praticar monopólio e cobrar taxas. O processo afirma que a companhia adota uma abordagem “supracompetitiva” ao não apenas exigir que os produtores de software paguem 30% de cada venda realizada no marketplace, mas ao também aplicar uma tarifa anual de US$ 99 para que eles possam publicar suas soluções na loja online.

Para os reclamantes, identificados como Donald R. Cameron e a empresa de soluções fitness Pure Sweat Basketball Inc., a abordagem da Maçã com sua loja de aplicativos é abusiva e dificulta a competição, uma vez que não existe outro caminho para chegar ao iOS que não seja a App Store. Para eles, a Apple não apenas fez questão de fechar a porta à concorrência no sistema operacional como também colocou barricadas nela para garantir que ninguém entrasse.

A falta de escolha entre desenvolvedores e usuários, apontam os documentos, são ainda a maneira de a fabricante garantir que suas taxas sejam pagas, já que, do contrário, simplesmente não será possível publicar um software para iPhones e iPads. O processo pede a avaliação de juízes e órgãos federais dos Estados Unidos para mudar a situação, considerada predatória e danosa ao mercado de aplicativos.

O processo o é mais um em uma lista cada vez maior de processos recebidos pela Apple com acusações de monopólio envolvendo a App Store. Também correm na justiça americana ações de classe movidas por um grupo de usuários, que afirmam que a Maçã infla artificialmente o preço do iPhone e dos próprios softwares ao cobrar 30% das vendas realizadas na App Store, enquanto, na Europa, o Spotify afirma que essa mesma dinâmica é usada pela companhia para dificultar a atuação de concorrentes do mercado de música e privilegiar o próprio serviço, o Music.

Continua após a publicidade

Mais uma vez, ao comentar o assunto, a Apple indicou o recém-lançado hotsite em que explica, ou, pelo menos, tenta explicar, o fato de a App Store ser o único caminho para instalação de software no iOS. A Maçã afirma que seu marketplace apresenta a melhor experiência do mercado e faz isso ao dar boas vindas à concorrência, citando, inclusive, o próprio Spotify como exemplo de que serviços distintos coexistem em um mesmo ambiente.

Enquanto isso, em meados de maio, a Suprema Corte dos Estados Unidos deu parecer favorável à ação de classe movida por um grupo de consumidores sobre a manipulação de preços ligada à App Store. O caso ainda está em suas etapas iniciais e ainda depende de investigação adicional por órgãos federais, mas, de acordo com a justiça dos EUA, existem sim indícios suficientes de monopólio para, pelo menos, motivar uma apuração mais detalhada sobre a empresa e suas práticas comerciais.

Fonte: Reuters