Descubra a exata força de sinal do seu iPhone

Por Redação

Uma das vantagens de ter iPhone é que o dispositivo da Apple tem um modo "de teste de campo" que mostra diversos detalhes e informações técnicas sobre o seu celular e que podem ser úteis para você, inclusive a força do sinal pela qual ele capta as frequências de telefonia. Torres de celular e força do sinal são apenas algumas coisas que você pode descobrir utilizando a função.

Mesmo em áreas urbanas com muitas torres de celular, a força do sinal pode variar bastante dependendo da sua operadora e do local em que você está. No interior, a coisa pode ser ainda pior já que por lá grandes áreas acabam sendo cobertas apenas por uma única torre de celular.

Seja lá qual é sua situação, saber a exata porcentagem do seu sinal de celular é muito melhor do que visualizar apenas algumas bolinhas (ou palitos) que, sinceramente, é uma métrica bem vaga. Para resolver esse problema, o modo de teste de campo do iPhone entra em campo.

Este modo de utilização pode ser acessado em qualquer iPhone. Tudo o que você precisa saber é abrir o aplicativo de discagem e ligar para o seguinte código:

*3001#12345#*

Ao discar o código, o seu celular irá entrar em modo de teste de campo, com vários menus técnicos que só são realmente úteis se você for um desenvolvedor de celular ou estiver testando torres de sinal.

modo de teste de campo iphone

Se você estiver utilizando o iOS 8 ou uma versão anterior, sua força exata de sinal será mostrada no canto superior esquerdo da tela, onde ficavam as bolinhas de sinal. Se você estiver utilizando o iOS 9 ou posteriores é necessário fazer um truque para visualizar o sinal.

Segure o botão de desligamento até que o slide de "desligar" apareça. Quando aparecer, solte o botão de desligar e aperte o botão Home até que a tela principal apareça. Pronto! Agora você deve ser capaz de visualizar o número exato da força de sinal do seu celular.

modo de teste de campo iphone

Essa mudança estará disponível no topo do celular até que você reinicie o aparelho ou repita o processo. Ao clicar no número de sinal você pode alterar entre visualizar o número ou as bolinhas.

Depois que ativar o número, você poderá andar pela sua casa (ou qualquer localidade que você esteja) para testar em qual ponto o sinal do seu celular é mais forte.

Porém, é necessário que você tenha uma coisa em mente: a força do sinal está mostrada em decibéis e estará em uma escala negativa, ou seja, um sinal -75 é mais forte que um sinal -140.

A força exata do sinal vai variar um pouco dependendo da sua operadora ou se você está utilizando uma rede 3G ou 4G. Em geral, você pode considerar um sinal acima de -80 como um bom nível de cobertura, enquanto um sinal abaixo de -110 é bem fraco.

Mesmo existindo outras funções no modo de teste de campo do iPhone, a maioria delas não deve interessar um usuário comum, mas você pode mesmo assim dar uma olhada nas outras opções do menu, sempre tendo cuidado para não fazer nenhuma mudança brusca.

Via How to Geek

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.