Com iOS 10, mapa do iPhone vai mostrar onde você deixou o carro estacionado

Por Redação | 29 de Agosto de 2016 às 15h42
photo_camera Divulgação

Funções que notificam o usuário sobre a localização de estacionamento do carro não são nenhuma novidade, sejam em aplicativos específicos ou como parte de um programa maior, como é o caso do Waze. No entanto, com o iOS 10, a próxima versão do sistema operacional dos dispositivos da Apple, o iPhone saberá nativamente onde o carro ficou estacionado.

Esse local ficará registrado no aplicativo de mapa do sistema. Essa funcionalidade estará presente em todos os aparelhos com GPS, ou seja, os iPhones e os iPads com 3G/4G. O outro requerimento é ter um carro com CarPlay ou algum sistema Bluetooth com o qual o dispositivo da Apple possa se conectar.

Quem quiser testar essa feature precisará baixar uma versão beta do iOS 10, que não é muito simples e não recomendável para ser usado no dia a dia. A melhor maneira, no entanto, será esperar a versão final do sistema sair, o que deve acontecer ainda em setembro, quando os novos iPhone forem lançados.

Para usar a função é necessário:

  1. Acessar o Ajustes no iPhone (ou iPad com 3G/4G);
  2. Ir em Mapas e acionar o Show Parked Location ("Mostrar local estacionado", numa tradução livre);
  3. Agora, será necessário parear o Bluetooth do telefone com o do carro. Entre no modo de pareamento do sistema automotivo;
  4. Entre na opção Bluetooth dentro de Ajustes do iPhone;
  5. Ligue o Bluetooth e encontre o dispositivo do carro na lista;
  6. Clique nele e o pareamento estará completo;
  7. Com isso, o iPhone vai marcar a posição no mapa toda vez que você deixar o carro.

As informações sobre o local estacionado fica na tela de notificações, pela qual se pode acionar mais detalhes da função. De acordo com os testes feitos pelo site How to Geek, é bom que, logo depois de estacionar, o usuário verifique se a posição inscrita no mapa corresponde ao local exato, já que o GPS possui margem de erro de alguns metros.

Para isso, você pode indicar o local exato clicando no mapa. Além disso, o aplicativo possui, agora, um recurso próprio de tirar fotos e fazer anotações, para que o usuário possa fotografar a indicação de zona em que o carro está estacionado e escrever mais alguns detalhes, se for o caso.

Notifica

Imagem: How to Geek

O que achou dessa novidade do iOS 10?

Fonte: How to Geek

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.