Chrome para iOS tem seu código aberto

Por Redação | 31.01.2017 às 23:04

Hoje o Google publicou uma novidade no blog oficial do projeto Chromium: a versão para iOS de seu aplicativo móvel acaba de ter seu código aberto, ou seja, assim como já ocorreu com as versões do Chrome para Windows, Linux, macOS e Android.

O iOS era o único ambiente onde o navegador ainda mantinha seu código-fonte fechado, pois a Apple utiliza um motor de renderização próprio, em virtude de seu sistema operacional ser mais restrito. A empresa optou, então, manter o browser para iOS afastado dos demais, para não complicar demais o projeto do Google.

Todas as alterações necessárias para o código base do Chromium foram realizadas para que o navegador também suporte o WebKit, o motor de renderização da Apple. Isso contribuiu para que a empresa finalmente liberasse a abertura do código.

A notícia é interessante para programadores e desenvolvedores, já que a possibilidade de compilar a versão iOS do Chromium pode acelerar o desenvolvimento de novas versões do aplicativo para iPhone e iPad, pois será possível testar novidades e updates para todas as versões disponíveis. A novidade também é boa para quem desenvolve para o iOS, pois pode nortear aqueles que desejam criar um novo navegador a partir do Chromium.

Os usuários finais não perceberão alterações no aplicativo. Para baixar a última versão do Chrome para iOS, clique aqui.

Fonte: Chromium (blog)