Bug no iOS faz calendário Apple marcar feriado de Dia de Finados na data errada

Por Ares Saturno | 19 de Outubro de 2018 às 15h58
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

O último fim de semana, que compreendeu os dias 13 e 14 de outubro, seria o início do horário de verão de acordo com a lei. Entretanto, desde 15 de dezembro de 2017, a legislação foi alterada por um decreto do presidente Michel Temer, que reduziu o período de horário de verão em duas semanas, começando no primeiro domingo de novembro (4) e seguindo até o terceiro domingo de fevereiro de 2019. A mudança foi anunciada com bastante antecedência para permitir que todos se adequasse, visando que as mudanças não coincidissem com o período eleitoral.

Como alertado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), mesmo com o anúncio prévio, as alterações nas regras poderiam causar transtornos nos sistemas informatizados, que têm as alterações do horário de verão padronizadas há dez anos. "Algoritmos criptográficos e sistemas de registro de logs são exemplos de componentes sensíveis a erros em ocasiões de mudança no fuso horário local, como os que podem ser causados pela alteração da entrada ou saída do horário de verão", afirmou a entidade.

Engana-se quem pensa que apenas sistemas pequenos e pouco usados poderão ser afetados: o iOS, da Apple, não alterou as datas de início do horário de verão e acordou muitos brasileiros uma hora mais cedo na segunda-feira (15), totalmente em vão.

Agora, alguns usuários notaram que o calendário da Apple está marcando o feriado de finados em 1º de novembro, e não no dia 2, a data correta. Os erros encontrados parecem também estar ligados às alterações do horário de verão, uma vez que usuários das regiões brasileiras Norte e Nordeste, onde não há mudanças de horário, reportam que o calendário está marcando o feriado adequadamente.

Feriado de Dia de Finados é no dia 2, não no dia 1º de novembro (Captura de Tela: Redação / Canaltech)

Os usuários que relataram o erro no calendário também informaram que retirar a opção de mudança automática de fuso horário ou mesmo atualizar o iOS para a última versão não resolve o problema. Usuários de São Paulo e Curitiba informaram que até mesmo as horas de postagens em redes sociais também estão aparecendo alteradas, como é possível ver na captura de tela reproduzida abaixo:

Até mesmo as postagens de redes sociais aparecem com o horário errado (Captura de Tela: Redação / Canaltech)

Os demais feriados de novembro de 2018, Dia da Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20), não tiveram alterações no calendário do iOS.

Há relatos de erros nas regiões Sudeste e Sul do país, envolvendo iPhone SE, 5, 6s, 7, 8 e 8 Plus, das operadoras TIM, Claro e Vivo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.