Publicidade

Bug no iOS faz calendário Apple marcar feriado de Dia de Finados na data errada

Por| 19 de Outubro de 2018 às 15h58

Link copiado!

Bug no iOS faz calendário Apple marcar feriado de Dia de Finados na data errada
Bug no iOS faz calendário Apple marcar feriado de Dia de Finados na data errada
Tudo sobre Apple

O último fim de semana, que compreendeu os dias 13 e 14 de outubro, seria o início do horário de verão de acordo com a lei. Entretanto, desde 15 de dezembro de 2017, a legislação foi alterada por um decreto do presidente Michel Temer, que reduziu o período de horário de verão em duas semanas, começando no primeiro domingo de novembro (4) e seguindo até o terceiro domingo de fevereiro de 2019. A mudança foi anunciada com bastante antecedência para permitir que todos se adequasse, visando que as mudanças não coincidissem com o período eleitoral.

Como alertado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), mesmo com o anúncio prévio, as alterações nas regras poderiam causar transtornos nos sistemas informatizados, que têm as alterações do horário de verão padronizadas há dez anos. "Algoritmos criptográficos e sistemas de registro de logs são exemplos de componentes sensíveis a erros em ocasiões de mudança no fuso horário local, como os que podem ser causados pela alteração da entrada ou saída do horário de verão", afirmou a entidade.

Engana-se quem pensa que apenas sistemas pequenos e pouco usados poderão ser afetados: o iOS, da Apple, não alterou as datas de início do horário de verão e acordou muitos brasileiros uma hora mais cedo na segunda-feira (15), totalmente em vão.

Agora, alguns usuários notaram que o calendário da Apple está marcando o feriado de finados em 1º de novembro, e não no dia 2, a data correta. Os erros encontrados parecem também estar ligados às alterações do horário de verão, uma vez que usuários das regiões brasileiras Norte e Nordeste, onde não há mudanças de horário, reportam que o calendário está marcando o feriado adequadamente.

Continua após a publicidade

Os usuários que relataram o erro no calendário também informaram que retirar a opção de mudança automática de fuso horário ou mesmo atualizar o iOS para a última versão não resolve o problema. Usuários de São Paulo e Curitiba informaram que até mesmo as horas de postagens em redes sociais também estão aparecendo alteradas, como é possível ver na captura de tela reproduzida abaixo:

Os demais feriados de novembro de 2018, Dia da Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20), não tiveram alterações no calendário do iOS.

Continua após a publicidade

Há relatos de erros nas regiões Sudeste e Sul do país, envolvendo iPhone SE, 5, 6s, 7, 8 e 8 Plus, das operadoras TIM, Claro e Vivo.