Backups no iTunes ficarão "1.000 vezes mais seguros" no iOS 10.2

Por Redação | 07 de Novembro de 2016 às 22h17

A Apple liberou hoje uma versão beta do de seu sistema operacional móvel, o iOS 10.2, e de acordo com um novo relatório da empresa, os backups encriptados do iTunes estão muito mais seguros, praticamente à prova de invasões. Segundo a companhia, todo o processo torna a quebra da senha por pessoas mal-intencionadas mil vezes mais difícil — ou, em outras palavras, isso significa que o iTunes cria backups mil vezes mais seguros.

As ferramentas de encriptação de backups da Maçã nunca foram alteradas, de fato, desde o iOS 4. Com o lançamento do iOS 10, a empresa deixou passar uma vulnerabilidade na validação das senhas, o que teoricamente teria facilitado a vida de hackers ao tentar quebrar as senhas com apenas três horas de ataques de força bruta.

Rapidamente, a Apple consertou o gargalo, que vinha preocupando seus especialistas em segurança desde o iOS 10.1. Por isso a nova versão beta chegou tão rápido, e agora bem mais segura. Os desenvolvedores terão um prazo para testar as novas correções e, se tudo correr bem, o iOS 10.2 final será liberado no fim de 2016 para os usuários comuns.

Obs.: com a nova implementação de segurança, o iTunes irá requisitar mais poder do processador, ou seja, isso vai demandar mais iterações para gerar a criptografia necessária. Para a Maçã, se alguém resolver aplicar um ataque de força bruta sobre o novo esquema de segurança, irá levar cerca de 1.000 anos até que consiga.

Via Cult of Mac