Atualização para iOS 9 exige 1,3 GB de espaço

Por Redação | 16 de Setembro de 2015 às 14h47

Os usuários de produtos da Apple que não querem perder tempo para terem acesso às novidades do sistema operacional já estão de olho na tela de configurações de seus dispositivos. É que a Maçã lança, nesta quarta-feira (16), o tão aguardado iOS 9, a nova versão de seu sistema operacional móvel, que vai trazer funcionalidades muito aguardadas para iPhones e iPads.

E a boa notícia é que, ao contrário do esperado, aqueles que escolherem fazer a atualização diretamente por seus dispositivos não terão que limpar tanto espaço assim. De acordo com a Apple, quem já tem o iOS 8 precisará de apenas 1,3 GB livres para realizar o update. Esse total é ocupado apenas durante a instalação e liberado após seu final, portanto, quem tem equipamentos com 16 GB de memória, por exemplo, não perderá essa preciosa capacidade.

A necessidade de espaço se deve ao fato de que, ao lidar com os arquivos, o sistema precisa de espaço para realizar cópias, sobrescrever os dados necessários e move-los pela memória. A atualização em si vem comprimida, para reduzir o peso do download, e esse processo de descompactação também necessita ser realizado durante a instalação.

Por outro lado, temos aqui, mais uma mudança em relação às versões anteriores, que requeriam muito mais espaço para serem instaladas. Fruto não apenas de um sistema de otimização aplicado pela Apple, mas também do fato de que o iOS 9 não traz tantas mudanças visuais assim, e sim, tem características inéditas que se aplicam mais às suas funcionalidades e recursos. A Maçã já havia prometido que o downlooad e instalação, desta vez, seriam mais rápidos e simples, e parece que isso vai ser verdade.

Quem ainda está nas edições mais antigas do sistema operacional, porém, vai precisar de um pouco mais. Aqueles que por qualquer motivo ainda rodam o iOS 7 deverão liberar 6 GB para fazerem a atualização para a nova versão, um total necessário pela carga de mudanças e arquivos que precisam ser baixados e instalados no aparelho.

Os usuários de iPhones e iPads compatíveis têm duas opções – realizar a instalação pelo próprio dispositivo ou, caso não tenham espaço ou desejem realizar uma atualização limpa, podem usar o iTunes para isso. Confira nosso guia de update para saber alguns passos que podem ser tomados para garantir uma transição segura e garantir pleno funcionamento do iOS 9 em seu aparelho, caso ele seja compatível.

A Apple acabou de liberar a nova versão e você já pode atualizar seu iGadget compatível. Como sempre acontece, a sobrecarga de servidores pode dificultar o download ou causar instabilidade na disponibilidade dos arquivos. Além disso, o lançamento acontece de forma segmentada e o update pode não estar disponível simultaneamente para todos os usuários. Por isso, segure a emoção e prepare a paciência.

Fontes: The Wall Street Journal, Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.