Aprenda a resolver o problema das mensagens de texto que travam o iPhone

Por Felipe Demartini

Meses depois que um bug com caracteres árabes travou iPhones e iPads de todo o mundo, uma nova mensagem de texto voltou a ter um efeito semelhante no iOS. Começou a circular, no início da semana, um novo conjunto de caracteres especiais que é capaz de travar completamente a utilização do iMessage, levando o smartphone ou tablet a uma reinicialização forçada. Agora, a Apple está ensinando os usuários a resolverem o problema, enquanto uma solução oficial permanece em desenvolvimento.

Aparentemente, o problema da vez afeta apenas o aplicativo nativo de troca de mensagens e não outros softwares como o WhatsApp e o Facebook, da mesma forma que aconteceu anteriormente. Quando o texto é aberto, o software trava e faz com que o iPhone se reinicie sozinho. O celular permanece funcionando, mas caso a comunicação volte a ser aberta, o problema acaba acontecendo novamente.

Assim como no caso dos caracteres árabes, o problema está na forma como o iOS lida com os cabeçalhos das mensagens. Por isso mesmo a sugestão da Apple nada mais é do que um caminho alternativo para retirar o texto da primeira posição. A recomendação é que os usuários ativem a Siri e peçam para que ela leia todas as mensagens novas e, na sequência, solicitar que ela responda ao texto causador de todos os problemas.

Desta maneira, os caracteres especiais deixam de fazer parte do cabeçalho e, sendo assim, não travam mais o sistema. A recomendação da Apple é que, assim que restabelecerem o acesso ao iMessage, os usuários deletem a mensagem que causou todo o problema, de forma que ele não volte a acontecer. Em alguns casos, informa a empresa, pode ser preciso que toda a comunicação com o usuário que enviou o bug seja apagada.

Tutorial iMessage

Para fazer isso, basta pressionar o dedo sobre o balão da mensagem e clicar na opção “Mais”. Isso dará acesso a uma tela na qual os textos podem ser marcados e, ao clicar na lixeira no canto inferior esquerdo, deletá-los. Para acabar com tudo, basta selecionar a opção “Apagar Tudo” na lateral superior esquerda e confirmar.

Tutorial iMessage

Caso o procedimento acima não funcione, nem tudo está perdido. Você pode deletar toda a conversa simplesmente deslizando o dedo para a esquerda em cima dela e pressionando o botão vermelho “Apagar” na sequência.

Quem possui dispositivos sem a assistente Siri, também não está perdido, mas passa a depender da boa vontade da pessoa que lhe enviou a mensagem. Para que ela saia do cabeçalho, é preciso que uma nova mensagem seja recebida, de forma que o texto com problemas deixe de ser exibido em notificações ou prévias do sistema. Assim, é possível seguir com o mesmo procedimento indicado pela Apple, apagando o SMS problemático ou, em alguns casos, toda a comunicação com o contato.

A correção oficial e definitiva para o problema deve aparecer em breve, na próxima atualização para o sistema operacional iOS. Apesar disso, a Apple ainda não deu um prazo específico de quando isso deve acontecer.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.