Aprenda a esconder os apps pré-instalados do seu iPhone e iPad

Por Durval Ramos

Não há nada mais incômodo em um smartphone ou tablet do que aqueles aplicativos pré-instalados que estão ali e não podem ser apagados do seu aparelho. Alguns até têm sua finalidade, mas a grande maioria está ali apenas para constar e não servem para nada além de ocupar espaço e deixá-lo irritado quando você precisa deletar algo realmente útil.

Por mais que muita gente reclame desse problema no Android, a situação não é muito diferente no iOS. A Apple também enche seus iPhones e iPads de funções que são pouco utilizadas pela grande maioria dos usuários, como um app para acompanhar a bolsa de valores, outro com dicas básicas e até uma integração entre o iPod e a Nike.

O problema é que, ao contrário do que acontece no sistema da Google, esses "lixos" são ainda mais complicados de serem escondidos e eliminados. Assim, para não deixar sua tela de navegação bagunçada, é preciso adotar alguns truques que, apesar de bem simples, podem ajudar a tornar sua vida um pouco mais organizada.

iOS - iPhone 5s

Junte tudo em uma pasta

Assim como muita gente faz na vida real, esconda seus problemas embaixo do tapete — ou, no caso de seu iPhone ou iPad, dentro de uma pasta. Esse é o método mais fácil de esconder essa sujeira deixada pela Apple antes mesmo de você ligar seu dispositivo, uma vez que ele agrupa todos esses vários aplicativos em um só lugar, concentrado a bagunça em um único ícone.

Para isso, basta tocar sobre qualquer app e manter o dedo sobre a tela por alguns segundos. Você vai reparar que todos os elementos vão começar a tremer levemente e isso vai permitir que você organize a disposição dos aplicativos.

Esconder apps iOS

Assim, basta arrastar um dos apps indesejados e colocá-lo sobre o ícone de outro. Ao fazer essa pequena combinação, você vai reparar que eles vão ser colocados dentro de uma pasta. Feito isso, arraste os demais itens para dentro desse mesmo diretório para deixar sua tela principal mais organizada.

Por fim, escolha um nome e aperte o botão Home para finalizar o processo.

Isso deve ser mais do que suficiente para tirar a sujeira de vista, já que cada pasta é capaz de armazenar até 135 aplicativos. Além disso, você pode jogar esse único ícone para uma tela exclusiva, tirando-a de uma vez por todas de sua vista.

Por outro lado, lembre-se de que todo esse conteúdo vai continuar instalado em seu iPhone ou iPad, ou seja, vai continuar ocupando espaço e, em alguns casos, continuar consumindo dados e atuando em segundo plano — o que pode ser desativado nas configurações.

Ou você pode apelar

Já para quem não aguenta mais esse lixo e quer mesmo acabar com eles, uma solução pode ser apelar para o Jailbreak. O desbloqueio do iOS nem sempre é visto com bons olhos por usuários de iPhone e iPad, mas quem adota a prática consegue driblar alguns desses bloqueios impostos pela Apple.

Lembre-se, no entanto, que isso pode comprometer algumas funções e que, ao voltar para o iOS, as mudanças feitas são desfeitas. Logo, por mais que você tenha mandando o app da bolsa de valores para longe, ele vai estar lá de volta quando o iOS 9 for lançado.