Apple quer melhorar resultados de buscas na App Store com novo algoritmo

Por Redação | 17 de Novembro de 2015 às 09h23

A Apple realizou algumas mudanças para melhorar os resultados de buscas feitas em sua loja de aplicativos, a App Store. Alguns ajustes deixaram o mecanismo mais inteligente, tornando a procura por palavras-chave mais relevante, num esforço para facilitar a busca dos usuários por aplicativos que tenham mais a ver com o que ele realmente deseja.

Vários desenvolvedores, incluindo Paul Haddad, do Tapbots, e David Barnard, do Contrast, começaram a notar as alterações nos resultados de buscas realizados na App Store no início de novembro. Uma grande atualização no algoritmo teria acontecido no dia 12.

A lista de aplicativos a partir das buscas agora exibe os resultados levando em conta fatores que vão além das palavras-chave presentes nos anúncios, como nos nomes dos aplicativos e marca dos desenvolvedores. Foi notado que o novo algoritmo vai mais a fundo, analisando todo o contexto. Ao pesquisar por Twitter, por exemplo, resultados como o Tweetbot são exibidos entre os primeiros, o que não acontecia antes da mudança.

Esta é a primeira vez que a Apple classifica os aplicativos a partir de palavras que não estão no título ou no slot de palavras-chave do app. Agora, ao procurar por um desenvolvedor de aplicativos específico, será possível ver a lista de apps sem que concorrentes apareçam. Segundo o CEO da AppFigures, Ariel Michaeli, a App Store está utilizando uma nova função de sugestão que leva em conta a "essência do aplicativo" e coloca mais ênfase em componentes on-page.

A Apple está constantemente fazendo alterações na forma com que os aplicativos são exibidos nas pesquisas, em um claro esforço de melhorar a descoberta de novos programas. O algoritmo de busca inserido recentemente parece estar trazendo resultados mais úteis, conforme apontado por sites especializados. Resta saber agora quando a Maçã passará a levar em consideração outras métricas como críticas positivas e análises da imprensa.

Via MacRumors

Fonte: http://www.macrumors.com/2015/11/13/apple-improves-app-store-search-algorithms/