Apple Mapas agora indica vagas de estacionamento

Por Redação | 27.07.2016 às 17:35

Quem tem carro sabe a dificuldade que é encontrar vagas para estacionar, principalmente em ruas movimentadas e nos grandes centros. Agora, porém, já dá para contar com uma ajudinha da tecnologia nessa empreitada, pois a Apple anunciou uma parceria com a Parkopedia, e a plataforma vai começar a exibir informações de estacionamento diretamente no aplicativo de Mapas do iOS.

Disponível inclusive no Brasil, a Parkopedia indica desde ruas com vagas e regulamentação até estacionamentos nas proximidades, com direito a informações sobre preços. Os usuários também podem deixar comentários sobre o atendimento nos locais, e em alguns deles, é possível encontrar até mesmo informações sobre a disponibilidade de vagas em tempo real. No aplicativo de Mapas, basta buscar por “estacionamento” para que as opções apareçam.

Ainda uma realidade distante no Brasil, os carros elétricos também têm vez no sistema, pois exibe ainda os locais que possuem estações para recarregamento de baterias. Aqui, a Parkopedia também exibe o mesmo tipo de informação, com o total de estações, disponibilidade em tempo real e o preço da energia.

No último caso, existem ainda dados extras como a existência de áreas de convivência para a espera durante a recarga e a lista de veículos compatíveis com as estações. Assim como no caso dos estacionamentos, toda a plataforma está aberta para edições pelos usuários, que podem indicar novos locais, sugerir alterações de preço ou indicar pontos que podem ser de parada proibida.

A Parkopedia está disponível em mais de 70 países e, de acordo com a empresa, possui mais de 40 milhões de pontos de estacionamento registrados em todo o mundo. Como se trata de um sistema alimentado por informações dos próprios usuários e donos de estabelecimento, algumas cidades podem ter mais dados registrados do que outras.

Fonte: Parkopedia