Apple libera novos betas do iOS 11, macOS, tvOS e watchOS para desenvolvedores

Por Redação | 21 de Agosto de 2017 às 17h12

A Apple acabou de lançar um novo beta para o iOS 11, que vem sendo testado há alguns meses. Também receberam atualizações nesta segunda-feira (21) o MacOS High Sierra, watchOS 4 e tvOS 11. Esses lançamentos se concentram em correções de bugs e aprimoramentos de desempenho. 

Essas versões são direcionadas principalmente para desenvolvedores, que trabalham em atualizações de aplicativos. Ao usuário comum não é recomendado instalar o novo sistema operacional, que ainda sofrerá mudanças até chegar à versão final. Além disso, os betas costumam drenar a vida útil da bateria.

O beta está disponível para desenvolvedores que pagam US$ 99 por ano para acessar novas versões, ferramentas para desenvolvedores e conteúdo. Quem não é desenvolvedor também pode participar do programa beta gratuitamente. O interessado receberá a mesma atualização em até dois dias, depois que a Apple se certificar que a versão beta não vai destruir o dispositivo.

Portanto, se você tem um iPad e não é um usuário regular, poderia tentar o beta público do iOS 11 para ver como ele se parece. Ao contrário do iPhone, essa nova versão vai mudar drasticamente o iPad.

Prévia do iOS 11 no iPad, com o dock

O iOS 11 transforma o iPad em um tablet mais poderoso. Será possível arrastar e soltar arquivos, ícones de aplicativos e muito mais em todo o sistema operacional. Há ainda um dock, um novo app switcher e um aplicativo Files, para que o usuário possa iniciar aplicativos e gerenciar seus documentos com mais facilidade.

Há novidades com relação a realidade aumentada, especificamente com o ARKit, framework da Apple, com o qual muitos desenvolvedores têm trabalhado em aplicativos habilitados para essa funcionalidade. A tendência é que o número de aplicativos de RA cresça na App Store.

Outra mudança ocorre na Central de Controle, que chega totalmente redesenhado e com atalhos personalizáveis.

Se a Apple seguir o padrão dos anos anteriores, o iOS 11 estará disponível uma semana após a apresentação do novo iPhone, prevista para setembro.

O que mais a Apple lançou

MacOS High Sierra beta 7, também lançado testes de desenvolvedor, vai introduzir novidades no sistema operacional dos computadores da Apple. Entre as novidades, estão um novo sistema de arquivos, reprodução de vídeo HEVC, Metal 2, mudanças no Photo e Safari.

Já o tvOS 11 beta 7, para a Apple TV de quarta geração, terá sincronização de tela inicial, modo automático de luz, suporte completo para AirPods e AirPlay 2.

Bônus: parece que a Apple deixou escapulir o nome/modelo de seu próximo set-top box: J105a. Guilherme Rambo, um desenvolvedor que está ficando conhecido por cavar informações desse tipo que a Maçã deixa escapar em seus códigos, alerta para detalhes que podem fazer a diferença, como a presença da tecnologia 4K na próxima Apple TV. Isso porque a Bloomberg percebeu, em fevereiro, que o aparelho com a nova tecnologia teria o codinome "J105". Casando essas informações com o recente vazamento no firmware do HomePod (também observado por Rambo), tudo indica que sim: teremos uma Apple TV com suporte a 4K e HDR. 

A versão beta 7 do watchOS 4 traz novos modos de exibição, incluindo as opções Siri e Toy Story, experiências aprimoradas do Music e Workout, Apple News, possibilidade de pagamentos de pessoa a pessoa e Apple Pay Cash.

Fonte: TechCrunch e 9to5Mac

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.