Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple impede downgrade para iOS 12.4 após falha que permitiu jailbreak

Por| 16 de Setembro de 2019 às 11h12

Link copiado!

Apple impede downgrade para iOS 12.4 após falha que permitiu jailbreak
Apple impede downgrade para iOS 12.4 após falha que permitiu jailbreak

A fim de corrigir um erro cometido por ela própria, a Apple deixou de assinar a versão 12.4 do iOS. O motivo para isso é simples: manter o sistema fechado e impedir o jailbreak pelos usuários. A situação toda veio à luz por causa de um erro da própria Apple: a empresa havia deixado sem patch uma vulnerabilidade de sistema anteriormente corrigida no iOS 12.3. Aproveitando-se do esquecimento, um pesquisador de segurança conhecido como "Pwn20wnd" conseguiu identificar o erro e, finalmente, criar um jailbreak funcional.

Com o abandono da assinatura oficial da fabricante, usuários que têm seus aparelhos atualizados para versões posteriores à 12.4 não poderão fazer o downgrade até ela, ficando assim de fora do escopo contemplado pelo jailbreak. A prática é comum entre usuários que querem seus aparelhos destravados: como essas liberações de sistema raramente ocorrem na versão mais atual de um sistema operacional, usuários do tipo costumam evitar atualizações imediatas, aguardando o lançamento de uma nova liberação que abrace versões posteriores.

A ação de “regredir” para uma versão mais antiga do iOS também é uma solução encontrada para usuários que atualizam seus smartphones para um SO mais atual e acabam encontrando falhas e bugs. Exceto por esse caso específico na versão 12.4, a Apple costuma esperar várias semanas antes de deixar de assinar versões antigas do iOS justamente para essa finalidade.

Continua após a publicidade

Segundo o 9to5Mac, o lançamento público de novas versões do jailbreak é bem raro: seus desenvolvedores preferem manter o projeto sem grande alarde justamente para que a atenção massificada não atraia o time de segurança da Apple. Na maior parte dos casos, a liberação do iOS via jailbreak tira proveito de alguma falha de segurança que a fabricante de Cupertino não identificou, mas pode facilmente corrigir caso algo fora dos padrões tire proveito disso.

Enquanto isso, a Apple vem se preparando para o lançamento do iOS 13, que promete diversas novas funções para usuários do iPhone. A previsão é de que ele seja oficialmente lançado ainda neste mês de setembro.

Fonte: 9to5Mac