Publicidade

Apple estimula desenvolvedores a migrarem para sistema de assinaturas, diz site

Por| 14 de Agosto de 2018 às 15h46

Link copiado!

Apple estimula desenvolvedores a migrarem para sistema de assinaturas, diz site
Apple estimula desenvolvedores a migrarem para sistema de assinaturas, diz site
Tudo sobre Apple

A Apple quer que os desenvolvedores de sua plataforma de vendas passem a adotar o sistema de assinaturas, no lugar de cobrar apenas uma vez pelo aplicativo. Segundo levantamento do Business Insider, a Apple teria convidado um grupo restrito de publicadores em abril de 2017 para discutir o formato e estimular que passassem a adotar o sistema.

A ideia é muito simples. Embora a cobrança única possa trazer um rendimento maior no curto prazo, é com assinaturas que as empresas conseguem manter os lucros por mais tempo.

A Apple questiona o modelo de apps pagos unicamente, ressaltando que, para a maioria dos programas, é preciso constantemente fazer manutenções e atualizar o que pode ter um custo que a compra única não paga.

Atualmente, os aplicativos essencialmente pagos representam apenas 15% do total da plataforma. Um número que, segundo os relatórios da Apple, têm caído ano a ano. A ideia é fazer com que os atuais clientes gratuitos que são monetizados ou por fornecimento de dados ou por visualização de propagandas, passem a ser “clientes de alto valor”. Isto é, embora não sejam tão numerosos como os gratuitos, sejam investidores o suficiente para bancar o negócio.

Continua após a publicidade

A questão é que, para continuarem rentáveis por mais tempo, ou o aplicativo pago unitariamente precisa se renovar (isto é, lançar uma nova versão ou expansão) ou passar a cobrar mais de novos compradores. Segundo a Apple, isso derruba a retenção dos clientes. Uma pesquisa apresentada pela empresa na reunião mostra que, com aumento de preço, 41% dos clientes se mantêm com a aplicação, contra 61% caso não haja mudanças. Ou seja, o sistema de assinaturas comprovadamente teria uma retenção maior a longo prazo.

Claro que a maioria dos desenvolvedores que estão na plataforma sabe que o sistema é duradouro. Contudo, o desafio é fazer com que usuários optem pelo sistema de assinatura mesmo por aplicativos que não usam recorrentemente.

Segundo Tim Cook, CEO da Apple, na última apresentação de relatórios financeiros da empresa para investidores, a App Store atualmente conta com 30 mil assinantes representando um total de US$ 300 milhões em receita para a Apple. Pelo relatório, houve aumento de 60% no número de assinantes em um ano.

Fonte: Business Insider