Publicidade

Apple bloqueia downgrade para iOS 13.3 para impedir jailbreak

Por| 13 de Fevereiro de 2020 às 14h16

Link copiado!

Captura de tela/Canaltech
Captura de tela/Canaltech

Antecipando-se ao lançamento de um novo jailbreak para seus aparelhos, a Apple vai passar a impedir o downgrade de iPhones e iPads para a versão 13.3 de seus sistemas operacionais. Isso, na prática, significa que não será mais possível retornar à versão anterior do iOS ou iPadOS para quem já fez a atualização para a edição atual, 13.3.1, um processo normalmente necessário para o processo de desbloqueio dos aparelhos.

A empresa não falou sobre o assunto, mas para o noticiário de tecnologia, a razão só pode ser uma: a iminência de mais um software de jailbreak para os dispositivos. O grupo unc0ver, responsável por esse tipo de trabalho, já indicou que o desbloqueio para o iOS e iPadOS 13.3 pode ser lançado ainda nesta semana. Ao dificultar o downgrade, a Apple também impede esse processo de acontecer.

Entretanto, ao mesmo tempo, isso também significa que usuários que encontrem problemas com a atualização não poderão se livrar deles até que a Apple libere uma correção em um próximo update. O iOS e o iPadOS 13.3.1 foram lançados em 5 de fevereiro trazendo, segundo as notas da empresa, correções de segurança que mitigam uma brecha que permitia a execução de códigos remotos e também bugs de áudio e no Facetime.

Continua após a publicidade

São poucos os relatos de problemas com a nova versão e eles se resumem a questões que já apareciam nas versões anteriores do iOS 13, como lag na utilização de interfaces ou um consumo anormal da bateria. O fim da assinatura da versão anterior vem mais cedo do que o usual, para a Apple, mas ao mesmo tempo, é uma demonstração de que a Maçã confia em seu update — ou que vai resolver eventuais problemas existentes nele bem em breve.

A próxima atualização do iOS e iPadOS estaria marcada para março. A versão 13.4 dos softwares já se encontra em testes Beta e traz mais do que apenas atualizações de segurança, introduzindo novos stickers de Memoji e um sistema de compartilhamento de pastas do iCloud. Enquanto isso, a expectativa é que o jailbreak para a edição 13.3 seja liberado ainda nesta quinta-feira (13).

Fonte: 9to5 Mac