Apple adia lançamento do recurso App Thinning no iOS 9

Por Redação | 27.09.2015 às 11:22

Apresentado como uma das grandes novidades do iOS 9 neste ano durante a WWDC, o App Thinning não estará mais disponível para a versão mais recente do sistema operacional móvel da Apple. O anúncio foi feito pela empresa em comunicado para os desenvolvedores.

O motivo que impediu o lançamento do recurso nos dispositivos com iOS 9 é um bug causado no iCloud quando a função está presente no sistema. Assim, o App Thinning deverá aparecer apenas em uma futura atualização do iOS quando o bug for resolvido.

O App Thinning, ou app slicing, prometia reduzir o tamanho dos aplicativos para iPhones com pouco espaço de armazenamento, como no caso dos aparelhos com 16 GB de capacidade interna. Na prática, a função serve para que o usuário, ao realizar uma atualização de app, não precise fazer o download por completo, baixando apenas os aquivos específicos que trazem o upgrade.

Atualmente, sem o App Thinning, os donos de iPhones fazem download de arquivos que não são necessários para que o aplicativo seja atualizado e continue funcionando. Dessa forma, os dispositivos com iOS acabam perdendo espaço de armazenamento por conta dos aplicativos estarem cada vez maiores sem necessidade. Para os modelos mais antigos que possuem apenas 8 GB de memória interna, este problema é ainda mais significativo.

A Apple informou que o download dos aplicativos continuará a ser executado da mesma forma que anteriormente, com todos os arquivos que são necessários para a atualização ou não. Para resolver parte do problema, a empresa incluiu cópias dos apps com versões universais para todos os dispositivos, no iCloud e na App Store, ainda que os apps distribuídos como betas através do TestFlight não serão baseados nessa característica.

Diferente do iOS, o Android já possui a funcionalidade de baixar apenas as novidades e os upgrades dos aplicativos. Essa função, chamada de Smart Updates, está disponível no sistema operacional do Google desde 2012.

Fonte: Apple

Fonte: https://developer.apple.com/news/?id=092415a&1443125762