App Store deve perder 19% dos aplicativos após lançamento do iOS 11

Por Redação | 23 de Agosto de 2017 às 13h29

O lançamento do iOS 11 deve provocar um terremonto na App Store. A atualização do sistema operacional presente no iPhone e iPad vai exigir que os aplicativos suportem o processamento de 64 bits, e, com isso, a tendência é que 19% dos apps desapareçam da loja virtual.

A partir de janeiro de 2018, a App Store só vai aceitar novos aplicativos que já suportem a tecnologia de 64 bits. A grande mudança vai acontecer em junho de 2018.

Nessa data, os apps que rodam o sistema de processamento de 32 bits deixarão de funcionar e não estarão mais disponíveis nas buscas da loja da Apple em aparelhos que estejam com o iOS 11.

O sistema operacional dos dispositivos móveis da Apple suporta o processamento de 64 bits desde 2013. Além disso, os novos apps e as atualizações já tinham a recomendação de suportar esse padrão desde junho de 2015.

Agora, será obrigatório, e quem não se adaptar vai ficar de fora da App Store.

Games e educação serão os mais atingidos

Hoje, 19% do catálogo da loja está incompatível com o iOS 11. Dessa parcela, estão 45 mil aplicativos que não são atualizados desde maio de 2012 e outros 425 mil apps que também não sofreram melhorias desde junho de 2015.

Os games seriam os mais atingidos pela restrição dos 64 bits imposta pela Apple,. Para se ter uma ideia do baque dessa decisão para os jogos, cerca de 20% de todos os apps que estão disponíveis na Apps Store são de games com processamento de 32 bits. 

Outra categoria que também sofrerá com a medida é a educação, que responde por 10% dos apps que rodam em 32 bits.

Fonte: Quartz

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.