App de Notas do iOS 13 censura palavrões escritos à mão

Por Rafael Arbulu | 12 de Agosto de 2019 às 17h35
SlashGear
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

Usuários do iOS deverão ser melhor educados, nem que a Apple tenha que forçá-los a isso: uma nova função do iOS 13, a próxima versão do sistema operacional móvel da gigante de Cupertino para os seus iPhones, implementou uma função de “censura automática” no aplicativo de notas (Notes app).

Basicamente, no modo de digitação à mão, se o usuário escrever um palavrão, o próprio aplicativo permitirá a sua exclusão automaticamente, sugerindo outra palavra, mais similar, porém com grafia infantilizada. O primeiro a ver isso foi o usuário “_l_e_X_”, no fórum online Reddit. Seu post no fórum rendeu uma nota publicada no Cult of Mac.

Aplicativo de notas da Apple trará ferramenta de censura automática de palavrões mais pesados em nova atualização do iOS (Imagem: Reprodução/_l_e_x_/Reddit)

Segundo as informações, se você digitar palavrões mais duros, o texto será trocado: o teste feito pelo usuário indica que a função já trabalha em termos em inglês como “F*da”, “F**endo”, “M*rda” e outros. Entretanto, o Cult of Mac nota que o sistema parece ignorar palavras mais brandas, como “bunda”.

Em português, ainda não tivemos a oportunidade de testar a novidade. Se você estiver rodando o beta em seu iPhone e quiser contribuir com o Canaltech, entre em contato com a gente!

A Apple não comentou o motivo que a levou a implementar a mudança, mas a julgar pela profundidade que ela traz, é certo que ela fará parte das alterações trazidas pelo iOS 13, quando a nova versão do sistema chegar no mês de setembro de 2019.

Fonte: Cult of Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.