Publicidade

App de clima do iOS não mostra o número 69 de jeito nenhum: bug ou precaução?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Julho de 2021 às 10h30

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Se você é ligado nos memes mais recorrentes nas redes sociais, sabe que o número 69 é visto de forma diferente pela internet. De forma bem inusitada, o app Tempo, do iOS 14.6, parece ser incapaz de apresentar o referido número, sugerindo que a Apple não quer que o seu aplicativo seja alvo (ou ferramenta) de piadas.

Segundo a descoberta do The Verge, o app Tempo vai de 68 °F a 70 °F direto, sem qualquer passagem pelo 69. A coisa fica mais estranha ainda quando a própria fonte de informações do app, o site Weather, marca tal temperatura.

Continua após a publicidade

Um pouco de contexto

O número 69 é conhecido por todo o mundo como um apelido para uma posição sexual. Por alguma razão, esse valor se tornou um símbolo para internet, sendo sempre motivo de piada nas redes sociais. Sempre que o número surge, é normal que respostas como "nice" ("legal", em português) apareçam nas reações.

Quer uma prova? Dá uma olhada nos comentários deste post no Twitter de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Pode ser um erro de conversão

Por qual razão o programa evitaria o 69? É o que o Twitter se perguntou, quando o assunto chegou à rede social. Lógico que há a chance de ser um bug, mas muitos especularam que, apesar de parecer um movimento intencional da Apple, a medida imprecisa pode ser o resultado de se obter medidas em Celsius e convertê-las para Fahrenheit.

Quando a temperatura estimada é 20 °C, esse valor é convertido em 68 °F; porém, 21 °C equivale a 68,8 °F. Se o Tempo funciona por esse método e adota a aproximação de casas decimais, ele arredondaria o número direto para 70 °F — daí, o número 69 nunca será exibido na tela.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o The Verge, essa parece ser o real motivo do problema. Algo semelhante também acontece para o número 65: 18 °C equivalem a 64,4 °F (que permite arredondamento para 64), enquanto 19 °C é o mesmo que 66,2 °F (que vai para 66).

A aproximação, por si só, já é motivo de dúvida, e outro questionamento importante é qual razão de o app ter a temperatura em Celsius como base do cálculo. Afinal, manter as casas decimais para preservar a exatidão da temperatura não prejudicaria tanto a legibilidade da informação. Versões anteriores do Tempo, como a do iOS 11, mostram a temperatura exata (inclusive, os 69 °F), então, essa característica pode ser um aspecto exclusivo da compilação mais recente.

Infelizmente, é impossível certificar que esse mesmo valor também não existe para as medidas em Celsius — então, esse erro curioso nunca acontecerá no Brasil, já que a unidade de medida é padrão no país. Se a temperatura para o ambiente for de 69 °C, já dá para dizer que o mundo está acabando, então é melhor nem torcer para acontecer — para se ter uma ideia, a temperatura máxima já registrada na Terra foi de 55,7 °C.

Até agora, a Apple não se manifestou sobre o assunto. Você acha que a Maçã quer evitar que seu aplicativo seja "memeficado" ou é só um erro de conversão? Conte aqui nos comentários ou cite o Canaltech nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge