App de clima do iOS não mostra o número 69 de jeito nenhum: bug ou precaução?

App de clima do iOS não mostra o número 69 de jeito nenhum: bug ou precaução?

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Julho de 2021 às 10h30
Igor Almenara/Canaltech

Se você é ligado nos memes mais recorrentes nas redes sociais, sabe que o número 69 é visto de forma diferente pela internet. De forma bem inusitada, o app Tempo, do iOS 14.6, parece ser incapaz de apresentar o referido número, sugerindo que a Apple não quer que o seu aplicativo seja alvo (ou ferramenta) de piadas.

Segundo a descoberta do The Verge, o app Tempo vai de 68 °F a 70 °F direto, sem qualquer passagem pelo 69. A coisa fica mais estranha ainda quando a própria fonte de informações do app, o site Weather, marca tal temperatura.

Antigas versões do app ainda mostram o 69, mas a mais recente versão do Tempo pula direto para o 70 (Imagem: Reprodução/The Verge)

Um pouco de contexto

O número 69 é conhecido por todo o mundo como um apelido para uma posição sexual. Por alguma razão, esse valor se tornou um símbolo para internet, sendo sempre motivo de piada nas redes sociais. Sempre que o número surge, é normal que respostas como "nice" ("legal", em português) apareçam nas reações.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Quer uma prova? Dá uma olhada nos comentários deste post no Twitter de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos.

Pode ser um erro de conversão

Por qual razão o programa evitaria o 69? É o que o Twitter se perguntou, quando o assunto chegou à rede social. Lógico que há a chance de ser um bug, mas muitos especularam que, apesar de parecer um movimento intencional da Apple, a medida imprecisa pode ser o resultado de se obter medidas em Celsius e convertê-las para Fahrenheit.

Quando a temperatura estimada é 20 °C, esse valor é convertido em 68 °F; porém, 21 °C equivale a 68,8 °F. Se o Tempo funciona por esse método e adota a aproximação de casas decimais, ele arredondaria o número direto para 70 °F — daí, o número 69 nunca será exibido na tela.

Ainda de acordo com o The Verge, essa parece ser o real motivo do problema. Algo semelhante também acontece para o número 65: 18 °C equivalem a 64,4 °F (que permite arredondamento para 64), enquanto 19 °C é o mesmo que 66,2 °F (que vai para 66).

A aproximação, por si só, já é motivo de dúvida, e outro questionamento importante é qual razão de o app ter a temperatura em Celsius como base do cálculo. Afinal, manter as casas decimais para preservar a exatidão da temperatura não prejudicaria tanto a legibilidade da informação. Versões anteriores do Tempo, como a do iOS 11, mostram a temperatura exata (inclusive, os 69 °F), então, essa característica pode ser um aspecto exclusivo da compilação mais recente.

Infelizmente, é impossível certificar que esse mesmo valor também não existe para as medidas em Celsius — então, esse erro curioso nunca acontecerá no Brasil, já que a unidade de medida é padrão no país. Se a temperatura para o ambiente for de 69 °C, já dá para dizer que o mundo está acabando, então é melhor nem torcer para acontecer — para se ter uma ideia, a temperatura máxima já registrada na Terra foi de 55,7 °C.

Até agora, a Apple não se manifestou sobre o assunto. Você acha que a Maçã quer evitar que seu aplicativo seja "memeficado" ou é só um erro de conversão? Conte aqui nos comentários ou cite o Canaltech nas redes sociais.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.