Aniversário de 10 anos da App Store ganha retrospectiva e testemunhos célebres

Por Redação | 05 de Julho de 2018 às 18h03
TUDO SOBRE

Apple

A App Store fará 10 anos de existência no dia 10 de julho. Para comemorar o marco histórico, a Apple publicou recentemente uma retrospectiva pontuada por reconhecimento e trajetórias de sucesso de empreendedores que fizeram fortuna ao vincular suas criações à loja virtual.

A despeito de certo oportunismo publicitário presente aqui e ali na retrospectiva, não se pode negar que a Apple Store reinventou a forma como são desenvolvidos e vendidos aplicativos em formato digital, sobretudo pelo espaço aberto a desenvolvedores independentes. Lançada em 10 de julho de 2008, a plataforma contava na época com apenas 500 aplicativos desenvolvidos por alguns poucos pioneiros – número catapultado para mais de 2 milhões neste ano, com novos recordes batidos.

Revolução no mercado de jogos

“A App Store e o iPhone mudaram as nossas vidas”, disseram os desenvolvedores Keith Shepherd e Natalia Luckynova, em entrevista ao blog oficial da Maçã. “O nosso primeiro jogo, Imangi, foi lançado assim que a App Store abriu”. O maior sucesso da dupla até hoje, o “jogo de corrida infinita” Temple Run foi baixado mais de 1 bilhão de vezes. “O nosso estúdio começou apenas com nós dois, e hoje somos 35 [desenvolvedores].”

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mas as franquias de jogos já bem estabelecidas também se beneficiaram da mescla entre modelo de negócios de vanguarda e tecnologia de ponta da Apple Store. Afinal, enquanto o Apple Pay facilita e agiliza o repasse aos desenvolvedores cadastrados, os formatos constantemente reinventados das plataformas iOS (iPhone e iPad) continuam a fornecer novas ferramentas às mentes criativas de plantão – incluindo GPS, acelerômetro e ferramentas de AR (realidade aumentada, na sigla em inglês).

A Nintendo, por exemplo, conseguiu abarcar audiências ainda maiores ao estender a onipresença dos seus maiores ícones para o universo mobile. “Nós estamos felizes por podermos distribuir Super Mario Run, uma nova experiência de Super Mario que pode ser jogada com apenas uma mão, para centenas de milhões de consumidores por causa da App Store”, disse o diretor da Big N, Shigeru Miyamoto. A Nintendo promete ainda continuar a levar “novas experiências de jogo” aos usuários da loja virtual.

Os próximos 10 anos

Comemorações à parte, resta agora imaginar o que o futuro guarda para a criação disruptiva da Apple. Para o diretor de marketing da companhia, Phil Schiller, a história até aqui mostra a dificuldade de se fazer previsões. “Em sua primeira década de vida, a App Store ultrapassou mesmo as nossas expectativas mais arrojadas – e isso desde a criação de aplicativos inovadores à forma como os usuários tornaram os apps parte de suas rotinas diárias”, disse Schiller. “E esse é apenas o começo.”

iOS 12 deve expandir ainda mais as possibilidades para desenvolvedores. (Imagem: reprodução/Apple).

Mesmo que o futuro distante seja sempre incerto quando se trata de novas direções tecnológicas, sempre é possível dar uma olhada para ver o que há na próxima esquina. No caso da Apple Store, é fácil apostar que o título de “maior plataforma de realidade aumentada do planeta” pode ganhar novos superlativos por meio das funcionalidades do vindouro iOS 12, tais como a detecção de objetos 3D e a “experiência persistente” (funcionalidade que mantém a salva a ligação entre objetos virtuais e físicos). É esperar para ver.

Fonte: Apple

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.