WWDC 2013: iOS 7, a maior novidade desde o lançamento do iPhone

Por Redação | 10.06.2013 às 18:32
photo_camera Mashable

Depois de tantos rumores, finalmente chegou o grande dia da apresentação do novo iOS7 durante a WWDC, em São Francisco. O CEO da Apple, Tim Cook, se referiu ao novo sistema operacional como a maior mudança no iOS desde o lançamento do iPhone.

As novidades começam a ser vistas logo na tela de bloqueio do sistema, que agora ganhou uma fonte muito mais fina. Os ícones foram redesenhados e são mais planos, conforme esperado. A empresa também mexeu na tipografia e acrescentou novas animações e transparências às imagens, tornando o visual mais suave, limpo, com um toque tridimensional, além de oferecer uma "nova experiência de profundidade" na área de trabalho.

Parece que a Apple decidiu se inspirar em belas características visuais do Android e fazer um sistema móvel robusto e elegante. O iOS 7 parece estar o tempo todo em harmonia com o usuário: basta mover o dispositivo de um lado para outro para ver elementos na tela seguirem a mesma direção, em tempo real. Camadas de profundidade dão um ar futurista ao sistema, que arrancou suspiros do público na plateia da WWDC desta segunda-feira.

Confira um resumo do que mudou nos aplicativos do iOS7:

Clima:

Novas animações e interação com o usuário. Muito mais dinâmico e com cores mais suaves e degradês. De acordo com o clima, nuances de cores e efeitos visuais movem-se na tela.

iOS 7 Tempo

Imagem: Engadget

Calendário:

Está muito mais limpo, o que facilita a visualização dos compromissos. O design da interface foi todo remodelado — na parte superior, o app mostra um resumo dos compromissos da semana, e na parte inferior, aquilo que está acontecendo no momento.

iOS 7 Calendário

Imagem: Engadget

Mensagens:

Adeus aos balões 3D que pareciam bolhas e boas vindas a uma forma de interação mais natural! O plano de fundo branco deu mais leveza ao aplicativo.

iOS Mensagens

Mail:

Ganhou novo visual e o usuário poderá enviar uma mensagem para a lixeira apenas deslizando o dedo sobre ela.

iOS 7 Mail

Imagem: Engadget

Notificações:

Tudo simplificado, porém com a adição de informações mais imediatas que agora também podem ser acessadas diretamente a partir da tela de bloqueio.

Câmera:

Ganhou recursos semelhantes ao Instagram (como filtros em tempo real), álbum com melhor organização de acordo com a data e local em que foram tiradas, facilidade para aternar entre foto e vídeo, além da possibilidade de compartilhar automaticamente através do AirDrop e do iCloud.

O recurso Photo Collection é outra grande novidade que permite aos usuários compartilharem imagens diretamente do aplicativo, que exibe um álbum de fotos (sincronizado ou não com a iCloud) de todos os eventos registrados. Se quiser, o usuário ainda pode compartilhar grandes recordações com os amigos, diretamente do app de fotos.

iOS 7 álbum de fotos

Imagem: Engadget

Safari:

Agora é possível navegar entre as abas com interface 3D, sem aquele limite de apenas 8 abas. O Safari ainda ganhou um método de visualização de abas muito mais interativos, que funciona com rolagem. Navegar em tela cheia, fazer buscas usando o campo Smart Search, acessar os favoritos com apenas um toque, compartilhar links e listas de leitura com outros dispositivos Apple são apenas algumas das novidades apresentadas.

iOS 7

Imagem: Engadget

Siri:

Nova interface, com opção de voz masculina que soa mais natural do que a da versão anterior. Promete maior interação com o Twitter, Wikipedia e Bing. Também permite alterar alguns ajustes, como Bluetooth e brilho do display. Agora, a assistente da Apple aprendeu a falar novos idiomas (na WWDC, foram exibidos o alemão e o francês, mas, em breve, novos idiomas serão adicionados).

Control Center:

O recurso já era conhecido por quem utilizava a versão desbloqueada do sistema (jailbreak) — ou dispositivos Android — mas agora faz parte da versão oficial do iOS 7. Trata-se de uma central de controle onde é possível acessar algumas configurações sem precisar ter muito trabalho. Entre os recursos acessíveis pelo Control Center está o modo avião, lanterna, ouvir música, controle de volume e brilho.

iOS 7 Control Center

Imagem: Engadget

Multitasking

Todos os aplicativos ganharam função multitarefa no iOS 7. Agora, é possível abrir vários aplicativos ao mesmo tempo e, com apenas um gesto, ver todos os que estão ativos, ao mesmo tempo, na tela. A nova funcionalidade foi adicionada com uma ideia em mente: otimizar a interatividade sem consumir mais recursos que o necessário. Portanto, o Multitasking do iOS 7 não vai drenar a bateria do iPhone ou iPad.

O novo sistema operacional será compatível com iPhone 4 ou superior, iPad a partir da segunda geração, iPad mini e iPod touch de quinta geração. O iOS 7 deve ficar disponível para os consumidores finais a partir do terceiro trimestre, porém os desenvolvedores já estão com o OS em mãos.

Mais novidades da WWDC no Canaltech:

Apple apresenta nova geração do Mac Pro e do Macbook Air

Conheça o serviço de rádio online da Apple, o iTunes Radio

Apple lança novo sistema operacional, o Mavericks. Veja novidades!