Veja recursos importantes do iOS 8 que não apareceram na apresentação principal

Por Redação | 03 de Junho de 2014 às 12h36
photo_camera Divulgação

Ontem na WWDC14 a Apple revelou ao mundo suas apostas de software para esse ano, e a grande estrela foi o iOS 8. Trazendo muitas novidades, aquelas que mais interessam ao público geral foram mencionadas pelos executivos da empresa na apresentação da nova versão do sistema, como os novos recursos da Central de Notificações, novo teclado e teclados de terceiros, continuidade, maior integração com o OS X, etc.

Leia mais:

Mas o iOS 8 é muito mais do que foi anunciado, e muita coisa acabou ficando de fora da apresentação. Confira aqui outros recursos muito bacanas que teremos em setembro, quando a atualização chegar para o público em geral.

Ligações via Wi-Fi

Essa não interessa para nós aqui no Brasil, porque nenhuma operadora oferece esse serviço, mas a operadora americana T-Mobile confirmou que dará suporte à função.

Consumo da bateria por aplicativo

Uso da bateria iOS 8

Esse recurso já faz parte do Android há tempos, e faz falta no iOS. Muitas vezes os usuários se deparam com a bateria do iPhone indo embora muito mais rápido que o normal, e isso pode ser graças a algum aplicativo "fominha" que está sugando toda a bateria, provavelmente com sincronização em segundo plano ou uso excessivo do processador. Visualizar o consumo de energia por aplicativo é uma ferramenta excelente de diagnóstico.

A visualização será semelhante ao que já temos para o uso do espaço de armazenamento por aplicativo.

Chamada em espera no FaceTime

Para quem utiliza bastante o FaceTime, esse recurso chega em boa hora. Assim, você poderá aceitar ou rejeitar novas chamadas enquanto está em uma ligação na plataforma. Além disso, a novidade aproxima as chamadas pelo FaceTime das chamadas telefônicas comuns, o que pode incentivar mais usuários a utilizá-las.

Notificação do tempo de trajetória

Quem usa Android já está acostumado com o Google Now avisando na barra de notificações o tempo estimado de chegada a determinado destino: basta que você trace uma rota no Google Maps que o assistente digital do Google já aciona automaticamente a função.

E o iOS 8 também incorporará essa praticidade. Não se sabe exatamente como isso vai funcionar e como o usuário receberá a informação, mas pode ser por meio de uma integração com a Siri, ou na Central de Notificações, o que é o mais provável.

Resta saber se funcionará aqui no Brasil também.

Tips app

Esse tópico deixa dúvidas porque ficou ambíguo. A maioria desses recursos foi "descoberta" em um slide que é passado no final da apresentação do sistema, com uma quantidade enorme de palavras de cada novidade que não foi mencionada na apresentação principal, e dura poucos segundos.

Claro que todo mundo tira foto, e consta no slide o texto "Tips app". Só que tip, em inglês, pode ser gorjeta ou dicas, então não tem como saber exatamente o que virá.

A primeira opção pode ser uma função para calcular gorjeta, provavelmente integrada à calculadora. A segunda é um aplicativo de dicas de uso do iOS, assim como acontece nos smartphones da Samsung – o que na verdade é bem irritante para quem não é um novo usuário e acabou de comprar um telefone novo.

Fica a dúvida no ar.

Controle de foco e exposição separados na câmera

O aplicativo da câmera do iOS é feito para ser o mais simples possível, mas sem sacrificar a qualidade, obviamente. Para isso, muitos recursos são automáticos, mas a Apple adicionou controle de foco e exposição separadamente dessa vez, o que dá um controle um pouco maior para os usuários que sabem um pouco mais de fotografia.

Com isso, quem sabe como utilizar a exposição, poderá tirar fotos muito melhores.

Opção para utilizar o DuckDuckGo como mecanismo de busca

O mecanismo de busca padrão do Safari é o Google, algo que rende à Apple um bom dinheiro anual. Mas a empresa adicionou à lista de mecanismos de busca o DuckDuckGo, um serviço que talvez você nunca tenha ouvido falar mas que tem ganhado bastante destaque na onda da privacidade online por conta das andanças da NSA espionando a vida dos outros inescrupulosamente mundo afora.

O DuckDuckGo não armazena suas pesquisas na web, te dando mais privacidade.

Teclado em Braille

O idioma para pessoas com deficiência visual chegará ao iOS, o que é uma novidade e tanto e facilitará muito a vida dos usuários que necessitam do recurso.

Não se sabe como isso vai funcionar, mas o mais provável é que seja oferecido um teclado físico que se conecta ao iOS por Bluetooth.

O iOS 8 chegará em setembro, provavelmente com o iPhone 6, e fique ligado que até lá te manteremos informado sobre tudo do novo sistema operacional para dispositivos móveis da Apple.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!