iOS 6: novo sistema traz muitas vantagens para usuários corporativos

Por Redação

Estamos a algumas semanas do lançamento do novo sistema operacional da Apple, o iOS 6, e essa versão inclui uma série de novas funcionalidades. Algumas delas parecem ter sido feitas sob medida para o uso empresarial e outras foram claramente concebidas para os consumidores do mercado de massa. No entanto, mesmo as novidades voltadas ao consumidor de massa têm um grande potencial para serem aproveitadas no escritório.

Veja, primeiro, os novos recursos que a Apple claramente projetou pensando em usuários voltados para os negócios.

Filtragem de correio VIP e Notificações

Para muitos profissionais, um dilúvio de e-mails faz parte do dia a dia. Essa inundação pode tornar difícil detectar mensagens importantes e que exigem uma resposta rápida. A filtragem VIP permite que você crie uma lista de pessoas importantes como seu chefe, funcionários que respondem diretamente a você, e clientes de alto perfil que sempre estarão facilmente visíveis. Mais importante, você pode definir mensagens VIP para acionar as configurações de notificação especiais (detalhes na Central de Notificações e/ou bloqueio de tela, sons, ícones e banners). Designar uma pessoa como VIP no iOS6 parece ser bastante fácil (é uma configuração muito semelhante aos favoritos na agenda de telefone). Vamos aguardar para ver!

Notificação de e-mail

Além de definir notificações especiais para contatos VIP, você também pode definir uma Central de Notificações para tratar cada uma das suas contas de e-mail de maneira diferente. Isso significa que você pode, por exemplo, reproduzir um som quando receber novas mensagens na sua conta do trabalho, mas não quando uma mensagem chegar à sua conta pessoal.

Múltiplas assinaturas de e-mail

É difícil acreditar que a Apple levou cinco anos para permitir que os usuários definam assinaturas específicas para as contas dos e-mails enviados. Esta é uma grande novidade para profissionais que precisam indicar a filiação da empresa e informações de contato de e-mails de trabalho na hora de enviar algumas mensagens, mas não quer fazê-lo para mensagens pessoais. Se você trabalha em mais de um emprego ou tem projetos independentes, isso pode ser ainda mais útil.

Rejeitar uma chamada e responder com uma mensagem

Além das novidades no e-mail, a Apple também melhorou significativamente o aplicativo de telefone para os usuários corporativos. Um dos novos recursos é a possibilidade de rejeitar uma chamada e enviar uma mensagem para a pessoa que estava do outro lado da linha.

Esta é uma ótima saída para reuniões e outras situações onde você não pode atender uma chamada, mas precisa dizer com detalhes sobre o motivo de você não poder atender, quando você vai ligar de volta, ou até mesmo avisar que você viu a chamada. Muito útil para quando a esposa ligar, não?

Definir lembretes de chamadas

Um recurso semelhante ao anterior permite que você defina um lembrete para ligar de volta e/ou verificar o seu correio de voz. Isso é ótimo, principalmente se você enviou uma mensagem dizendo que iria ligar de volta, pois você pode definir um lembrete baseado em uma data e/ou horário. Você também pode definir um lembrete baseado em um local - como quando você voltar para o seu escritório ou quando estiver a caminho de casa. Via GPS, o sistema consegue identificar sua posição.

Unificação do iMessage e FaceTime

iMessage e FaceTime são muito versáteis em termos de como as pessoas podem se conectar. Ambas as tecnologias permitem que os colegas de trabalho, clientes, amigos e familiares entrem em contato com você usando o número de telefone do seu iPhone, seu Apple ID ou o endereço de todas as contas de e-mail adicionais que você possuir. Se os usuários enviarem mensagens para o seu número de telefone, elas não aparecem em outros dispositivos. Isso é complicado e, ao usar uma dessas tecnologias para o trabalho, pode significar um grande problema caso você perca uma mensagem importante. Felizmente, o iOS 6 corrige esse detalhe e unifica todas as suas opções de contato em todos os seus dispositivos com iOS e Macs rodando o Mountain Lion.

Desativar automaticamente as notificações ao utilizar um projetor

Quando um dispositivo iOS ou Mac está conectado a um monitor externo, como um projetor, a Central de Notificações vai automaticamente desabilitar as notificações recebidas. Isso é ótimo porque evita distração e é uma grande vantagem para quem usa seus dispositivos tanto para o trabalho quanto para tarefas pessoais, uma vez que ele impede notificações pessoais inconvenientes aparecendo na tela.

iPhone business

Mas também existem algumas novidades feitas para o público em geral que os usuários corporativos vão adorar. Confira:

Configurações de privacidade

Agora os aplicativos que acessam uma série de informações precisam pedir primeiro permissão ao usuário. Essa gama de informações incluem dados de localização, contatos, calendário de eventos, lembretes, fotos, compartilhamento de dispositivo Bluetooth, seu Twitter e Facebook. Você também pode usar uma opção de privacidade no novo menu de Configurações para ver quais aplicativos têm acesso a cada uma dessas fontes de informação, que possuem seus dados acessados nas últimas 24 horas, e você pode desabilitar determinado aplicativo para acessar cada tipo de dado.

Não Perturbe (DND)

A função "Não Perturbe" é indicada para a sua noite de sono. O dispositivo continua recebendo notificações push, ligações e mensagens de texto, mas elas não acendem a tela ou fazem barulho. O controle é personalizável - você poderá incluir exceções na lista e o iPhone dará alertas mesmo no modo "Não Perturbe". E se alguém ligar três minutos depois de uma ligação não atendida - o que significa que pode ser uma emergência - o celular vai tocar.

Mas esse recurso também pode ser utilizado durante reuniões ou em caso de necessidade de algum tempo livre de distrações. Você pode receber mensagens e notificações sem ser interrompido.

Lista para leitura offline no Safari

O iOS 6 permite a criação de uma Lista de Leitura para páginas de cache, para leitura offline. Ótimo para momentos em que o acesso à Internet não está disponível, como dentro de um avião que não oferece Wi-Fi gratuito.

Mais Siri

O Siri irá ganhar uma série de novidades no iOS 6, inclusive vários recursos que podem ser bons complementos para usuários corporativos, como melhor suporte internacional, twittar e postar no Facebook e permanecer com as mãos livres, navegação detalhada e integração com diversos novos modelos de carros.

Novo aplicativo de mapas

O aplicativo de mapas da Apple será completamente novo, jogando o Google Maps para o saco de lixo da história do iOS. Enquanto os viadutos em 3D são impressionantes e "dramáticos", os alertas de tráfego em tempo real e o tempo estimado de chegada são mais "pé no chão" e perfeitos para usuários corporativos.

"Find my Friends" com alertas de localização

Find my Friends é um aplicativo muito poderoso para manter o controle de sua família e amigos. No iOS 6 será possível ajustar alertas baseados em localização como, por exemplo, receber uma mensagem quando seu filho sair da escola ou chegar em casa.

O aplicativo também pode ser aplicado ao mundo dos negócios. Por exemplo, para as empresas que realizam serviços de entregas, o Find my Friends com alertas de localização torna fácil saber se as coisas estão indo bem ou se uma entrega está atrasada.

Passbook

Pode parecer que esse aplicativo é apenas sobre programas de fidelidade, cartões de presente e ingressos de cinema, mas a verdade é que existem muitos programas de fidelidade específicos para usuários de negócios, como programas de milhas, por exemplo. Da mesma forma, há bilhetes e sistemas de registro que podem agilizar e organizar planos de viagens e eventos. O Passbook também tem potencial para ajudar qualquer empresa voltada para o cliente, que deseje oferecer um programa de fidelidade ou sistema de bilhetagem eletrônica.

Passbook iOS6
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.