Veja 9 recursos do iOS 8 que a Apple "pegou emprestado" da concorrência

Por Redação | 03.06.2014 às 14:23 - atualizado em 04.06.2014 às 03:39

Há muito tempo aguardado por fãs e entusiastas, a WWDC teve início nesta segunda-feira (02) e trouxe consigo o anúncio do tão especulado iOS 8, a nova versão do sistema operacional móvel da Apple. Com uma infinidade de novos recursos, o sistema chamou a atenção de todos.

Apesar disso, aparentemente a Maçã pegou “emprestado” vários desses recursos de outros sistemas já presentes no mercado, o que não é necessariamente algo ruim. O que é bom e facilita nossa vida deve mesmo ser usado como "inspiração" e nós só temos a ganhar, não é mesmo?

O pessoal do Business Insider fez um compilado com os 9 recursos que a Apple copiou e aplicou no iOS 8. Confira:

1. Spotlight (busca)

iOS 8 Busca

A busca do iOS agora ficou muito melhor, pois também pesquisará na web. Mas a busca do Google, no Android, já faz isso há um bom tempo.

2. QuickType

iOS 8 Teclado

Recurso interessante para quem digita muito – algo comum nos dias de hoje. O teclado do iOS agora vai prever o que você quer escrever mostrando várias sugestões de palavras, o que adianta bastante a vida. Mas tanto o Android quanto o BlackBerry já têm o recurso há bastante tempo.

3. Teclados de terceiros

iOS 8 Teclados de terceiros

Essa provavelmente é uma das novidades mais desejadas por usuários que migraram do Android para o iPhone.

No iOS 8 será possível instalar teclados feitos por terceiros, como o SwiftKey e o Swype, que trazem incontáveis recursos de digitação. Isso vai facilitar muito a vida dos usuários, mas o Android sempre permitiu a instalação desses apps.

4. Ativação da Siri falando “Hey, Siri”

iOS 8 Siri

Ok Google te lembra algo? O recurso, que veio à vida com o Google Now também foi incorporado pela Siri. Basta falar para a assistente da Maçã te atender.

Apesar das alegações de cópia, é necessário ressaltar que o Google Now não identifica música ambiente – e não se surpreenda se o Google também copiar o recurso.

5. Fotos sincronizadas no iCloud

iOS 8 Fotos

Todas as suas fotos serão sincronizadas automaticamente entre todos os seus dispositivos com iOS através do iCloud. O Google+ já faz isso há um tempo e, diferentemente da Apple, o Google oferece armazenamento ilimitado e gratuito para as fotos.

6. Widgets na Central de Notificação

iOS 8 Widgets

Outro recurso também muito esperado é o uso de widgets, que aumentam a funcionade de diversos aplicativos, permitindo que você interaja com eles sem precisar abri-los.

O iOS 8 finalmente trará suporte a widgets, mas eles ficam limitados à Central de Notificações, o que pode ser algo bom também. O Android, por sua vez, já possui widgets há anos e eles podem ser colocados tanto na tela inicial quanto na tela de bloqueio.

7. iCloud Drive

iOS 8 iCloud Drive

Novo sistema de armazenamento na nuvem que sincroniza com todos os dispositivos com iOS, Macs e Windows. Opa, Google Drive e Dropbox.

O problema do iCloud Drive é que ele provavelmente não convencerá usuários do Google Drive e Dropbox a trocarem de plataforma, porque ele é mais fechado e quase que restrito aos sistemas da Apple, o que limita o uso por empresas, por exemplo.

8. iMessage com mensagens autodestrutivas e envio de fotos e vídeos

iOS 8 iMessage

O serviço de mensagens da Apple pegou recursos do WhatsApp e Snapchat, como as mensagens autodestrutivas e envio de fotos, vídeos e mensagens de áudio. Mas também incorporou recursos próprios.

Um bem interessante é levantar o telefone para responder: ao receber uma mensagem de áudio, basta levar o iPhone até a altura da cabeça e falar para o sistema automaticamente gravar e enviar a mensagem. Depois, é só colocar de volta na mesa ou no bolso, sem precisar apertar nada.

9. Testar aplicativos antes de comprar na App Store

iOS 8 App Store

A App Store ganhará o recurso de testar os aplicativos antes de comprá-los, o que evita que os usuários joguem dinheiro fora caso comprem um app e não gostem dele.

Apesar da novidade, a Play Store já tem esse recurso há um bom tempo. Após comprar e baixar o app, você tem 15 minutos para usá-lo. Caso não goste, basta desistalar que você não será cobrado por ele.

Obviamente que a Apple é uma das empresas mais inovadoras do mercado e não é à toa que seus lançamentos sempre são muito aguardados por milhões e milhões de fãs ao redor do mundo. Essa é apenas uma lista do que já tinha de bom rolando por aí e a empresa trouxe para o iOS.