Saiba quais recursos do iOS 8 você realmente vai usar

Por Redação

A Apple finalmente anunciou o tão esperado iOS 8 e com ele vieram muitas novidades e recursos interessantes. Mas, para o usuário final, o que realmente vai mudar? Em poucas palavras, o que você vai usar quando o sistema for lançado em setembro?

O pessoal do Gotta Be Mobile fez uma lista com vários tópicos que realmente farão a diferença para você. Os mais interessantes são a integração entre os dispositivos, principalmente do iOS com o OS X, que nem pareciam feitos pela mesma empresa, uma vez que não há nenhuma vantagem para um usuário de iPhone ter um Mac.

Confira a lista:

1. Ponto de acesso instantâneo (Instant Hotspot) - quando seu iPhone estiver próximo de um Mac, ele compartilhará automaticamente a conexão 3G/4G do smartphone. Na versão atual você tem que ir nas Configurações e ativar o recurso, o que toma tempo e é imprático.

iOS 8 Instant Hotspot

2. Efetuar e receber chamadas pelo Mac e iPad - Com o iOS 8 e o OS X Yosemite, você vai poder enviar mensagens e fazer chamadas direto do Mac ou iPad, e tudo será redirecionado para o iPhone. Quando receber uma ligação no iPhone, ela será replicada para todos os outros dispositivos, e você pode atendê-la tanto no iPad quanto no Mac, utilizando os alto-falantes deste, inclusive.

iOS e Mac

3. Enviar e receber SMS pelo iPad e Mac - De maneira similar às chamadas, você também poderá enviar e receber mensagens de texto em todos os dispositivos - o iOS vai espelhar tudo o que chega para seus iDevices. Imagine a praticidade desses dois recursos?

4. Notificações interativas - finalmente você poderá interagir com as notificações. Será possível responder a uma mensagem ou curtir um comentário no Facebook diretamente da notificação, sem precisar parar o que está fazendo, por exemplo. Os desenvolvedores ficarão livres para adicionar interações com as notificações, então podemos esperar muita coisa legal surgindo por aí.

iOS 8 Notificações Interativas

5. Acesso rápido aos contatos - O menu de multitarefas, que você aciona apertando duas vezes a tecla Home, mostrará uma lista dos contatos usados mais recentemente, juntamente com os aplicativos abertos. Uma mão na roda, sem contar que ele ficou bem bonito também.

iOS 8 Widgets

6.Abas do Safari melhoradas para o iPad - as abas do navegador padrão da Apple para o iPad terão um visual semelhando ao que vemos no iPhone, ao invés das abas no estilo desktop. Com isso fica mais fácil de identificar as páginas abertas, sem contar que é mais bonito.

7. Barra lateral para o Safari do iPad - novamente voltado para o iPad, o Safari pegará emprestado o recurso da versão para desktop, com acesso rápido aos feeds RSS e muito mais.

8. Gestos para o Mail - o aplicativo de emails padrão do iOS foi bastante melhorado, aliás já estava na hora, porque atualmente ele é bem arcaico. A nova versão traz gestos similares ao Mailbox, aplicativo de email do Dropbox, considerado um dos melhores existentes.

9. Outras melhorias do Mail - além dos gestos, o app trará outros recursos bacanas. Um bem interessante é quando você estiver escrevendo um email e precisar ver alguma informação em outra mensagem: basta deslizar o dedo para baixo que o novo email desaparece, você vê o que precisa e depois volta a escrever.

iOS 8 Email

10.Spotlight (pesquisa) - A pesquisa dentro do sistema oferecerá acesso rápido a notícias, páginas na Wikipedia, locais próximos, a App Store, iBooks, iTunes, sites e muito mais, além de ser integrado com o Safari.

11. Mensagens de grupo melhoradas - o iMessage ganhou bastante atenção, e o recurso de mensagens em grupo foi melhorado, sendo possível nomear conversas do tipo.

12. Modo Não Perturbe melhorado - ao invés de silenciar tudo o que chega no iOS, o novo modo Não Perturbe te permitirá selecionar individualmente quais aplicativos serão "mutados", dando uma maior liberdade para o usuário.

13. Continuity (Continuidade) - agora será mais fácil alternar entre iPhone, iPad e Mac. A integração entre os sistemas e dispositivos chega a tal ponto que você pode começar a escrever um documento no Mac (utilizando o Pages, Numbers ou Mail), e simplesmente fechar o computador e sair para o trabalho, pegar o iPad ou iPhone e continuar escrevendo. Simples assim, sem fazer nada a mais, nem precisa salvar.

Seria bom se a funcionalidade pudesse ser estendida para além desses apps, mas quem sabe não teremos algo do tipo em uma versão futura – talvez uma API para os desenvolvedores utilizarem o recurso. Nada é impossível.

14. Recursos do iMessage - provavelmente pouca gente por aqui usará todos os novos recursos do iMessage por conta do WhatsApp, pois muitos deles foram “emprestados” do app de mensagens, e também do Snapchat. Mas agora você poderá enviar e receber fotos, vídeos e mensagens de voz mais facilmente.

15. Todas as fotos salvas na iCloud - a integração com a iCloud ficará ainda maior, e todas as suas fotos serão salvas na nuvem e sincronizadas com os demais dispositivos, automaticamente. O único problema é o espaço limitado, e os preços mais altos que os da concorrência por espaço adicional.

16. iCloud Drive - essa será uma maneira simples e rápida de acessar arquivos no Mac, iPad e iPhone. O serviço foi lançado como um concorrente do Dropbox e do Google Drive. Dificilmente as pessoas (e empresas) abandonarão as plataformas anteriores para usar a da Apple, mas ainda assim será ótimo para quem utiliza os sistemas da companhia e quer uma boa integração ente eles. Além disso, essa será a primeira vez em que será possível enviar arquivos “livremente” para o iOS.

WWDC iCloud Drive

17. HealthKit e aplicativo Health - a solução para monitoramento da saúde do usuário é um recurso interessante, e abre o caminho para uma enorme gama de dispositivos vestíveis, um mercado que deve atingir 18 bilhões de dólares nos próximos 5 anos.

18. Family Share (compartilhamento familiar) - com o novo recurso o usuário poderá compartilhar filmes, músicas e aplicativos com demais membros da família. Até 6 pessoas poderão utilizar um mesmo cartão de crédito, e tirar proveito do recurso.

Family Share

19. Notificação para compras feitas por crianças - o dono do cartão de crédito associado aos 6 dispositivos receberá uma notificação cada vez que uma compra for feita utilizando o cartão, e poderá bloquear a operação. Isso vai evitar que crianças gastem fortunas na App Store, por exemplo, o que é relativamente comum por aí.

20. Compartilhamento de calendário, fotos e lembretes com a família - além de compartilhar os apps e outros itens comprados na App Store, será possível compartilhar eventos do calendário, fotos e lembretes com os membros da família.

21. Widgets na Central de Notificações - um dos recursos mais esperados finalmente chegou, e aplicativos de terceiros poderão ter widgets na Central, o que abre muitas portas para novos recursos e maneiras de interagir com os aplicativos.

iOS 8 Widgets

22. Pesquisa por fotos melhorada - você poderá pesquisar suas fotos pela localização, nome do álbum e data. Além disso, o sistema dará sugestões de fotos tiradas nas redondezas de onde você estiver, e outras coisas mais.

23. Editor de fotos inteligente - no iOS 8 será muito mais fácil editar fotos, e várias funções inteligentes facilitarão a vida do usuário, como nivelamento automático e ajustes de vários parâmetros como exposição, brilho e contraste.

24. Siri - a Siri pegou o “Ok Google” emprestado do Android, com o “Hey Siri”: basta falar a frase mágica que a assistente pessoal estará pronta para te ajudar. Resta saber se ela finalmente funcionará com o português. A Apple afirmou que passará a suportar o português, mas com funcionalidades limitadas. Até podermos explorar todo o potencial do assistente, essa função não será lá aquelas coisas.

25. Identificação de música ambiente pelo Siri - esse recurso do Siri vai dar para usar bem aqui. O assistente utilizará o engine do Shazam para identificar o que está tocando no local.

26. Pacotes de aplicativos - a App Store recebeu várias melhorias, e uma delas é a possibilidade de instalar pacotes de aplicativos, ao invés de instalar um a um. Com isso, os desenvolvedores poderão criar coleções de apps para vendê-las juntas e oferecer um desconto, por exemplo.

27. Testar antes de comprar - os usuários poderão testar um app antes de comprá-lo na loja, evitando descontentamentos e dores de cabeça.

28. Compartilhamento melhorado - finalmente você poderá utilizar apps de terceiros para compartilhar conteúdo, como Pinterest, Pocket e outros. E ainda será possível reordená-los para colocar os mais convenientes primeiro.

29. Extensões do Safari - além do sistema, o Safari também terá extensões para aumentar as funcionalidades. A Apple mostrou o tradutor do Bing para dispositivos móveis em ação.

30. Aplicativos que utilizam o app Fotos - os desenvolvedores poderão criar filtros e ferramentas de edição de imagens que trabalharão diretamente com o app de fotos do iOS. Com isso você não precisará sair de um app de compartilhamento de fotos para editar uma imagem.

31. Teclado - finalmente poderemos instalar teclados independentes como o Swype e o Swiftkey, aclamados no Android. E o app padrão do iOS também foi bastante melhorado.

iOS 8 Teclados

32. Videos em Time-Lapse - use o novo recurso para tirar vídeos em time-lapse do por do sol, o crescimento de uma flor ou que você quiser registrar com essa técnica.

33. Automação residencial - apesar da Apple não divulgar muitos detalhes sobre o recurso, podemos esperar uma casa mais conectada, em que o iPhone será o controlador central de tudo. Deve ser possível, por exemplo, configurar as luzes para se apagarem na hora de dormir, travar portas, controlar temperatura dos cômodos, dentre outros. Mas deve demorar um tempo até podermos ver algo do tipo.

34. Melhores jogos com o Metal - com o novo engine 3D para games (Metal), os desenvolvedores tirarão mais proveito dos processadores A7 (e das próximas versões). Segundo a Apple, o Metal oferecerá um desempenho até 10 vezes maior, o que se traduzirá em jogos cada vez mais fascinantes, com gráficos estonteantes.

35. Teclado em Braille - o iOS 8 trará suporte ao idioma, com entrada direta de 6 pontos.

36. Fotos panorâmicas no iPad - finalmente as fotos panorâmicas chegaram ao iPad.

36. Consumo da bateria por cada aplicativo - o recurso permitirá ao usuário ter um controle dos apps que consomem mais energia, similar à visualização do espaço ocupado por cada aplicativo. Isso vai permitir uma maior otimização do uso da bateria, pois será possível saber exatamente quem é o sugão de elétrons.

37. Suporte ao calendário lunar - pouca gente aqui no Brasil deve usar isso, a não ser por curiosidade. O recurso é voltado para o público chinês, mas ainda assim é interessante.

38. Temporizador para a câmera - você não precisará mais ficar de fora da foto em grupo. Um temporizador tirará a foto 3 ou 10 segundos depois de acionado.

39. Notificação de tempo de percurso até destino - similar ao Google Now, o sistema te informará sobre o tempo estimado para completar determinado percurso, seja de carro, transporte público, bicicleta ou caminhando. Não ficou claro exatamente como isso vai funcionar, e é difícil saber se a gente aqui no Brasil vai poder tirar proveito também.

40. Chamada em espera no FaceTime - se você usa muito o serviço, agora poderá receber ou recusar uma segunda chamada enquanto estiver utilizando o FaceTime.

41. Contato de Emergência - você poderá colocar um contato para ser acionado no caso de uma emergência: seja em caso de um acidente, se você passou mal, etc. Extremamente útil para crianças na escola, pois será uma maneira rápida e prática dos pais serem contatados se acontecer algo.

42. Editor de textos do app Notas - será possível formatar o texto escrito no app de notas, como já acontece no Evernote e outros serviços do tipo.

43. Pesquisa privada DuckDuckGo - esse serviço de busca não armazena o que você pesquisa, e é uma mão na roda para quem prefere ser mais privativo quanto a isso. Ele estará disponível como um dos mecanismos de busca padrão no Safari.

44. Touch ID para aplicativos - a biblioteca para autenticação utilizando suas impressões digitais foi aberta para os desenvolvedores, então em breve veremos várias soluções de autenticação usando o recurso. O mais notável deverá ser os sistemas de pagamento online, e quem sabe apps bancários.

O iOS 8 já está disponível para teste por usuários com conta de desenvolvedores, e deverá ser lançado para todo mundo em setembro, juntamente com o iPhone 6. Até lá, novos recursos podem ser adicionados também, então só nos resta esperar esses longos meses para por as mãos no que a Apple está preparando para seus fãs.

Possui uma conta de desenvolvedor e já está utilizando o iOS 8? Compartilhe sua experiência conosco pelos comentários aqui embaixo!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.