Saiba como preparar seu iDevice para receber o novo iOS 8

Por Redação | 17.09.2014 às 10:54 - atualizado em 17.09.2014 às 18:58

Nesta quarta-feira (17) a Apple libera seu mais novo sistema operacional móvel, o iOS 8. Para os novos iPhones lançados na semana passada o software virá de fábrica. No entanto, nos demais dispositivos da Maçã é necessário realizar uma atualização manual.

Os aparelhos que receberão o iOS 8 são:

  • iPad 2 ou versão mais recente;
  • iPhone 4S ou versão mais recente;
  • iPod Touch de 5ª geração.

O sistema trará uma série de novos recursos e melhorias. Uma das maiores mudanças ocorrerá nas notificações do sistema. Sem sair de um aplicativo, será possível responder a mensagens recebidas ou curtir uma postagem no Facebook, por exemplo. Além disso, será possível interagir com as notificações na tela de bloqueio, como aceitar um convite sem precisar desbloquear o iPhone.

O iOS 8 também terá o novo aplicativo Health, que servirá para monitorar a saúde do usuário. Além disso, são esperadas melhorias no Spotlight, no teclado, que deverá sugerir palavras conforme o usuário digita, entre outras.

Se você está ansioso pelo novo sistema, antes de iniciar o processo é importante tomar algumas medidas para evitar dores de cabeça, como fazer backup de todos os arquivos presentes em seus dispositivos. Você pode realizar tal procedimento pelo iTunes, que armazena seus dados no computador, ou pelo iCloud, que colocará suas informações na nuvem.

Backup no iCloud

No seu iDevice, vá em Ajustes > iCloud > Armazenamento e Backup. Ao concluir os passos você encontrará a opção Backup do iCloud. Ative ela para que seu aparelho crie automaticamente um backup do rolo de câmera, contas, documentos e ajustes quando o aparelho estiver conectado à uma fonte de alimentação, bloqueado e conectado a uma rede Wi-Fi.

iOS: Backup e atualização do sistema

Você também pode fazer este procedimento utilizando o iTunes em seu computador. Basta selecionar o dispositivo e na área de Backups ativar a opção iCloud.

Backup no computador

Ative o iTunes no seu computador e conecte o dispositivo. Após isso, selecione o aparelho no iTunes, vá para a aba geral e, no campo "Backups", selecione a opção "Fazer Backup Agora". O iTunes perguntará se você deseja fazer o backups de seus aplicativos antes de iniciar o processo.

Voltar para o iOS 7

Se você instalou o iOS 8 e se arrependeu, há uma chance de voltar ao sistema anterior. O arrependimento pode ocorrer porque seu aparelho ficou lento e perdeu desempenho, porque você não gostou das mudanças ou ainda porque seu aplicativo preferido não funciona no novo sistema.

Seja qual for o motivo, você precisará agir rápido para que as coisas voltem como eram. A Apple realiza um processo de certificação de versões do iOS e enquanto a versão do iOS 7 do seu dispositivo estiver certificada, você poderá instalá-la de volta no aparelho mesmo que ele tenha um sistema mais recente. Para isso, é necessário que você tenha uma cópia do iOS 7 mais recente e compatível com seu aparelho. Ter uma cópia do sistema no formato .ipsw à mão ajudará nesse processo.

Se você já tomou todas as medidas mencionadas acima, ficará mais tranquilo em testar o novo sistema da Maçã.

Instalando o iOS 8

Para verificar se o download do iOS 8 já está disponível em seu aparelho basta ir em Ajustes > Geral > Atualização de Software. Caso a versão para download esteja disponível, uma nova janela será aberta para que você inicie o download. Se a versão ainda não tiver chegado ao seu iDevice, você verá uma mensagem exibindo a versão do sistema instalada em seu aparelho.

ios8

Vale lembrar que a atualização requer no mínimo 4,7 GB de espaço em seu iPad ou iPhone. Portanto, certifique-se de ter espaço suficiente antes de iniciar o download.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43985/43985http://olhardigital.uol.com.br/noticia/conheca-as-principais-novidades-do-ios-8/44155http://macworldbrasil.com.br/dicas/2014/09/17/como-preparar-seus-dispositivos-apple-para-receber-o-ios-8/mobile_view/