Como instalar o iOS 7

Por Joyce Macedo | 16 de Setembro de 2013 às 17h18

O novo sistema operacional móvel da Apple já está disponível para o público. Mas antes de fazer o download, é preciso preparar seu iPhone, iPad ou iPod Touch para a instalação.

1. Verifique a compatibilidade dos dispositivos

A lista de hardware compatível com o iOS 7 não mudou desde sua primeira versão beta, então certifique-se que o seu dispositivo está mesmo nessa lista antes de qualquer outra coisa. O upgrade para o iOS 7 é compatível com os seguintes dispositivos:

  • iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5C e iPhone 5S.
  • iPod Touch de 5ª geração.
  • iPad 2, iPad 3, iPad 4 e iPad mini.

Vale destacar que a presença de modelos mais antigos de iPads e iPhones nessa lista não significa necessariamente que eles devem ser atualizados. Por mais que esse possa parecer um conselho controverso, todos que já realizaram as principais atualizações do iOS em modelos mais antigos de dispositivos da Maçã sabem que podem se deparar com problemas de desempenho e velocidade. Pode ser que isso não aconteça com o iOS 7, mas tendo como base as atualizações anteriores, é bom levar esse ponto em consideração antes de sair atualizando seu iPhone 4, por exemplo, para a nova versão do sistema.

2. Dispositivos que estão executando a versão beta do iOS 7

Muitos usuários já estão rodando o software beta do iOS 7 (oficialmente e extraoficialmente), e muitos desses usuários também estão cientes de que esses betas têm uma data de validade. Quando o software expira, ele basicamente se torna inútil e deve ser rebaixado ou atualizado para uma nova versão para que possa ser utilizado novamente. Não corra o risco de ficar com um dispositivo inutilizado temporariamente, faça o downgrade de volta para o iOS 6 enquanto você pode, ou atualize para a versão "Golden Master" (GM) do iOS 7, já disponível para desenvolvedores.

iOS 7 GM

3. Limpe sua coleção de aplicativos

Essa etapa não é realmente necessária, mas é sempre uma boa ideia fazer uma limpeza em seus aplicativos antes das principais atualizações do iOS. A tarefa é simples: basta procurar por aplicativos que você não usa com frequência, ou não precisa, e em seguida excluí-los.

Não existe nenhum problema em apagar aplicativos, afinal você sempre pode baixá-los novamente quando precisar sem ter que pagar mais uma vez por eles. Todos os apps que você já comprou ficam armazenados no seu histórico de compras do ID Apple e estarão sempre acessíveis pela App Store.

4. Execute limpeza e manutenção avançadas

Além dos apps, o lançamento de grandes atualizações do iOS proporcionam uma boa oportunidade para alguma manutenção e limpeza mais avançada do dispositivo, já que isso pode ajudar a liberar espaço em praticamente qualquer iPad ou iPhone. Esse passo normalmente se concentra em duas áreas: arquivos temporários e cache, e arquivos que ocupam o espaço "Outro". Se realizar essa limpeza, você pode conseguir liberar entre 500MB ou até mesmo 5GB de espaço sem muito esforço.

Limpeza iOS

5. Copie seus filmes e fotos para um computador

Muitos usuários utilizam seus iPhones (e até mesmo iPads) como a principal câmera do seu dia a dia, o que significa que os dispositivos estão repletos de lembranças e momentos que eles não querem perder. Mas o Photo Stream do iCloud ainda é mal compreendido por muitas pessoas, então, nesses casos, a melhor coisa a fazer é copiar periodicamente esses arquivos para um computador.

6. Faça backup para o iTunes e iCloud

É recomendável realizar esse backup duplo porque ele é praticamente infalível, e caso você precise restaurar o aparelho por qualquer motivo, terá seu backup garantido. Realizar esse procedimento em um iPhone, iPad ou iPod Touch é simples:

  • Com o iTunes: Conecte o dispositivo ao computador, selecione o iTunes, em seguida clique em "Resumo" e, por fim, "Fazer Backup Agora".
  • Com o iCloud: Abra Configurações > iCloud > Armazenamento e Backup > Fazer Backup Agora

Lembre-se de sempre realizar o backup de seus dispositivos antes de realizar uma atualização de software.

7. Atualize e instale o iOS 7

Agora seu dispositivo está pronto para receber o iOS 7. A instalação e atualização do software será simples, como de costume. Basta plugar o seu aparelho no computador que o iTunes abrirá um pop-up pedindo a atualização do sistema. Se quiser atualizar sem a ajuda do computador/iTunes, é só clicar na engrenagem (Configurações) do seu aparelho e, em seguida, Geral e Atualizações de software.

O novo sistema traz a maior revolução visual desde que o iPhone foi lançado, em 2007. As principais mudanças do iOS 7 são o software da câmera, que agora é muito mais veloz na captura de fotos, a tela de bloqueio (dê adeus à barrinha "Slide to unlock"), que permite acessar o sistema deslizando o dedo sobre qualquer ponto do display, e a iTunes Radio, que é um aplicativo nativo para ouvir rádios via 3G ou Wi-Fi.

ios 7
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!