Para fofoqueiros: app permite que usuários contem segredos sem se identificar

Por Redação | 22.03.2013 às 07:15

Um aplicativo chamado 'Whisper' está dando o que falar entre estudantes norte-americanos. Trata-se de um app para iOS que permite aos usuários compartilhar segredos anonimamente, como uma espécie de cartão postal digital.

O usuário não precisa interagir com as outras pessoas na plataforma e nem mesmo usar um nome real, mas o Whisper permite que ele deixe corações em posts que gostar, responda a um post com outro segredo e envie mensagens.

Segundo o Business Insider, o aplicativo é uma espécie de descendente do 'Post Secret', um projeto de arte comunitária baseado em e-mails que permite aos usuários enviar anonimamente seus segredos na parte de trás de cartões postais. O Post Secret lançou um app para iOS em setembro de 2011, mas decidiu retirá-lo da App Store três meses depois do lançamento devido a conteúdo abusivo.

Para evitar ter o mesmo fim que o Post Secret e prevenir que conteúdo malicioso apareça no Whisper, existe um recurso de sinalização no app para que os usuários denunciem o conteúdo impróprio. Mas, apesar de todos os cuidados, o aplicativo já está causando problemas.

Supostamente, o Whisper já causou algumas confusões em uma escola no sul da Flórida. De acordo com a rede de TV CBS, este mês a polícia foi chamada até o local mais de uma vez por causa de brigas provocadas por segredos compartilhados na plataforma.

Em dezembro de 2012, o aplicativo reuniu mais de 100 mil usuários e figurou entre as páginas de diversos jornais universitários, entre eles o District, da universidade norte-americana Savannah College of Art e Design. Segundo a notícia, entre as mensagens publicadas estão coisas do tipo: "Eu sou aquela garota inocente que secretamente é ninfomaníaca" e "Eu amo minha calcinha de vovó. Eu tenho 25 anos".