Instalar o iOS 8 no seu iPhone 4S ou iPad 2 pode não ser uma boa ideia

Por Redação | 17.09.2014 às 17:01
photo_camera Divulgação

Você que tem algum dos dispositivos mais recentes da Apple certamente já deve ter instalado, ou está instalando agora a nova versão do sistema operacional móvel da empresa, o iOS 8. A novidade é que a plataforma também está disponível para aparelhos um pouco mais antigos, como é o caso do iPhone 4S, lançado em 2011 que, apesar de ter sido descontinuado pela companhia, ainda é vendido no Brasil.

Até aí, nada de mais. Afinal, é ótimo saber que gadgets mais velhos contam com suporte ao novo sistema. No entanto, é melhor você pensar duas vezes antes de fazer o download no seu 4S, pois, apesar de aguentar o tranco do iOS 8, o aparelho apresenta três características que podem significar sérios problemas durante a experiência de usuário – pelo menos agora que o sistema acaba de ser liberado. Elas foram descobertas pelo pessoal do site Ars Technica.

O primeiro detalhe são as funcionalidades presentes no novo iOS, como melhorias no leitor de impressões digitais Touch ID, o AirDrop e a API gráfica Metal. Como já dá para perceber, todas as funções só existem em versões mais recentes do iPhone, o que não justifica instalar o iOS 8 no iPhone 4S visto que o dispositivo não tem nenhum desses recursos.

Já o segundo problema está na dimensão da tela do celular, que possui apenas 3,5 polegadas e não está totalmente projetada para a nova versão do sistema operacional. Isso porque a plataforma foi criada com base nos iPhones com tela maior – especialmente nos iPhones 6 e 6 Plus. Um exemplo citado pelo Ars Technica mostra que algumas linhas adicionais de botões ocupam muito mais espaço no iPhone 4S do que nos modelos atuais.

Por último, e talvez o motivo mais decepcionante, é que o aparelho mais antigo pode ter menos performance e desempenho com o iOS 8 do que com outras versões do sistema. De acordo com o site, alguns aplicativos demoram, em média, até 50% mais tempo para serem carregados na memória. Também não é para menos, já que o iPhone 4S possui apenas um quarto do poder de processamento de seu irmão mais velho, o iPhone 5S. Se comparado aos recém-anunciados iPhones 6, essa diferença se torna ainda maior.

Em um teste rápido utilizando o iOS 7.1.2 contra o iOS 8 GM (Golden Master), foi constatado que alguns programas levam quase o dobro de tempo para serem abertos na última versão da plataforma. Como é o caso do navegador Safari, que no iOS 7 leva 1.25 segundos para abrir, enquanto no iOS 8 esse tempo salta para 2.16 segundos.

iPhone 4s

O mesmo problema de performance acontece no iPad 2, que também oferece suporte para o iOS 8. No tablet da Apple, os apps abrem de 3% a 70% mais devagar. Outro aparelho da Maçã, o iPad mini de primeira geração, também pode ter seu desempenho reduzido, uma vez que o dispositivo é equipado com o mesmo processador do iPad 2.

Depois de tudo isso, você deve estar se perguntando se vale realmente a pena instalar o novo iOS 8 em dispositivos mais antigos, principalmente por conta de recursos interessantes como widgets e opções de teclado. Obviamente, essa decisão só cabe a você, mas talvez a melhor opção seja esperar por uma versão 8.1 do sistema, quando a Apple provavelmente deve liberar algumas correções mais ténicas. Para quem não quiser esperar, neste link explicamos como fazer a instalação do iOS 8 no seu aparelho.