HealthKit passa a funcionar no iOS 8.0.2

Por Redação | 26 de Setembro de 2014 às 13h31

Aos poucos, a Apple parece estar resolvendo os problemas que, até agora, maculam a chegada dos iPhones 6 e do iOS 8 ao mercado. Após encontrar dificuldades que impediram a chegada do HealthKit junto com o novo sistema operacional – e o lançamento de uma atualização que piorou as coisas ainda mais – a Maçã diz que, agora, tudo está funcionando bem.

Com o lançamento da atualização 8.0.2 da plataforma, liberada gratuitamente na noite desta quinta-feira (25), a Apple finalmente habilitou o aplicativo de Saúde em todos os dispositivos compatíveis. Agora, desenvolvedores também podem trabalhar com as aplicações relacionadas a fitness e acompanhamento corporal, verificando métricas e informações diretamente dos aparelhos.

Um dos primeiros apps do tipo a serem lançados na iTunes Store é o FitPort, uma alternativa ao software de Saúde convencional do iPhone que custa US$ 1,99. Nele, é possível acompanhar estatísticas de exercícios como a quantidade de passos dados, calorias queimadas e distância percorrida. Além disso, dá para inserir informações sobre a alimentação e o peso, obtendo estatísticas sobre gordura corporal e metas ideais.

Agora, as portas estão abertas para que outros produtores de aplicativos façam o mesmo e liberem novas soluções relacionadas a fitness e saúde. Mais do que isso, a Apple quer contar também com o apoio de organizações médicas e hospitais, para acompanhamento de sinais vitais em tempo real e das condições do paciente sem que uma visita física ao local seja necessária.

A chegada do Apple Watch ao mercado, marcada para acontecer no ano que vem, apenas deve intensificar ainda mais os esforços desse segmento. O aparelho terá uma série de sensores na parte traseira que, em contato com a pele do usuário, vão fornecer informações que vão desde acompanhamento de exercícios até quantidade de água perdida por meio deles.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.