Dicas de segurança para o dispositivo iOS dos seus filhos

Por Joyce Macedo

As crianças estão aprendendo cada dia mais cedo como usar dispositivos eletrônicos, mas isso pode ser perigoso e até mesmo custar muito caro para os pais. Confira algumas dicas para proteger o dispositivo iOS das pequenas e ágeis mãozinhas dos seus filhos, e também os seus filhos dos riscos de uma internet por vezes perigosa.

Protegendo o cartão de crédito

Já vimos por aí alguns casos onde crianças estouraram o limite do cartão de crédito dos pais por meio de compras realizadas em lojas de aplicativos. Uma boa maneira de proteger seu cartão desses gastos indesejados é usar a configuração de conta no iTunes a seu favor. Vincular seu dispositivo a uma conta sem um método de pagamento definido pode ajudar. Confira como criar uma conta no iTunes sem um cartão de crédito vinculado a ela:

  1. Abra o iTunes no seu desktop e encontre um aplicativo gratuito qualquer na App Store.
  2. Clique no botão de compra e selecione "Criar ID Apple" na caixa de diálogo que será aberta.
  3. Digite as informações que forem solicitadas - endereço de e-mail, senha e perguntas de segurança. Lembre-se de escolher uma senha que seu filho não seja capaz de adivinhar.
  4. Na tela "Escolha uma forma de pagamento", selecione a opção "Nenhum" e informe seu endereço.
  5. Depois, basta seguir o restante das instruções para configurar o seu ID Apple.
Criar ID Apple sem cartão de crédito

Código de acesso e Restrições

Muitas pessoas já utilizam esse recurso em seu dispositivo móvel, afinal é uma questão de segurança geral, e não apenas contra crianças. Para definir uma senha de acesso para o seu iPhone ou iPad, vá até Ajustes > Geral > Bloqueio por Código, e defina uma senha de quatro dígitos que será solicitada para a tela do aparelho ser desbloqueada.

Bloqueio por código iPhone e iPad

Outra boa opção para o controle parental é restringir o acesso a determinados aplicativos do aparelho. Para isso basta ir até Ajustes > Geral > Restrições e selecionar "Ativar Restrições" e insira seu código. No topo da tela de restrições existe uma lista de aplicativos que podem ser restritos, entre eles a câmera, o Safari, iTunes etc. Basta selecionar aqueles que deseja "desligar" e assim eles não aparecem em sua tela inicial. Além disso, o recurso permite restringir acesso a determinados tipos de conteúdo (Filmes, Apps, Livros, Podcasts etc).

Remova suas contas

Antes de entregar um dispositivo iOS na mão dos seus filhos é interessante realizar uma limpeza em suas configurações. É interessante remover contas de e-mail que estejam configuradas no aparelho, bem como contas de redes sociais, iCloud etc. Para realizar a remoção de contas de e-mail e redes sociais, basta ir até o menu "Ajustes" e selecione a conta que deseja remover. Role a barra até a opção "Apagar conta".

Deletar conta do Twitter do iPhone

Aplicativos que envolvam compras também devem ser evitados, como o PayPal e eBay, por exemplo, mas vale lembrar que apps como o 'Find My iPhone' devem sempre permanecer ativos, pois eles permitem bloquear e localizar o dispositivo em caso de perda ou roubo.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.