Dica de app: monitore seu iPhone com Omnistat

Por Muni Perez

O iOS é um dos melhores sistemas operacionais, mas como é voltado para o usuário comum, que não precisa saber quanto de memória RAM está sendo utilizada, ele não oferece recursos avançados de monitoramento do desempenho do seu iDevice.

A prova disso é que apenas no iOS 8 a Apple introduziu a função que monitora o uso da bateria, que ainda assim é limitada.

Conheça então o Omnistat, um aplicativo muito bacana e útil para você que gosta de acompanhar todos os parâmetros de perto.

O app em si mostra todas as informações possíveis sobre seu iPhone ou iPad, que são: informações sobre o dispositivo (nome, modelo, versão do iOS, tempo de atividade, dados do Wi-Fi, dados da rede móvel, armazenamento, memória, CPU e bateria). Ainda, é possível visualizar todos os processos rodando no seu aparelho. Os dados são muito bem organizados, a interface é bem limpa e gráficos em tempo real complementam as informações.

Omnistat

Omnistat

Omnistat

Mas o mais interessante é utilizar os widgets que o aplicativo coloca na Central de Notificações – ele ainda te dá a opção de colocar os itens de forma individual para exibir apenas as informações que você precisa. São 5 widgets: bateria, CPU, dispositivo, memória, rede e armazenamento. Os mais úteis são o de bateria, rede e armazenamento.

O widget da bateria informa a porcentagem de carga disponível e quanto de uso é possível em cada “modalidade”: ouvindo música, navegando na internet ou em ligações. Isso é importante pois te ajuda a planejar uma saída de casa, por exemplo, e assim você sabe se precisa ou não levar um carregador.

Já o da rede mostra tanto a conexão de celular (3G/4G) quanto o Wi-Fi, e informa a quantidade de dados transferidos, o que ajuda a controlar o limite do seu plano. O armazenamento é mais simples e exibe apenas o espaço total, quanto está sendo utilizado e quanto ainda tem disponível.

Para ativar os widgets, primeiro certifique-se de que seu iDevice esteja desbloqueado, deslize o dedo de cima para baixo da tela para abrir a Central de Notificações, toque na guia "Hoje" e deslize até o final da lista de widgets, onde há um botão "Editar". Basta então selecionar os widgets desejados.

Então, se você gosta de saber tudo sobre seu iPhone ou iPad, o Omnistat está disponível na App Store por apenas US$1,99.

qr code
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.