Desenvolvedor acusa fraude no sistema de avaliações da App Store

Por Redação | 04 de Fevereiro de 2015 às 17h41

No último domingo (1), Simon Pang, o desenvolvedor do aplicativo para iOS TapCase, postou em sua conta do Twitter uma imagem que sugere a existência de uma fraude no sistema de avaliações da App Store. Ao que parece, desenvolvedores estariam contratando pessoas para avaliar bem os seus produtos.

Desenvolvedor sugere fraude na App Store

Acompanhada da legenda "É assim que funcionam as avaliações da App Store. Bem-vindos à realidade", a imagem mostra uma mulher sentada à frente de dezenas de iPads. Com isso, Pang dá a entender que ela teria sido contratada por alguém para fazer avaliações falsas dentro da App Store, com o intuito de alavancar determinados aplicativos.

A foto chegou a ser retuitada mais de 5 mil vezes, inclusive pelo cofundador da Fireproof Games, Barry Meade, junto com a mensagem "Grandes desenvolvedores de respeito usam esse sistema todos os dias".

Apesar de não haver nenhuma prova de que a foto realmente represente a suposta indústria de fraudes de avaliações, é algo que poderia explicar o sucesso estrondoso de aplicativos com muito pouco a oferecer, como é o caso do recente Flappy Bird, que chegou a render 50 mil dólares ao dia em publicidade.

O fato é que, sim, aplicativos rendem muito dinheiro atualmente e provavelmente fraudes existem para que eles rendam ainda mais. No entanto, pelo menos por enquanto, ainda não há nenhuma confirmação sobre o verdadeiro contexto da foto.

Fonte: http://www.geek.com/apple/is-this-where-app-store-ratings-actually-come-from-1614968/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.