Confira as primeiras imagens do iOS 8 na versão beta

Por Stephanie Hering | 03 de Junho de 2014 às 11h04
photo_camera Divulgação

Nesta segunda-feira (02) a Apple apresentou, durante a WWDC 2014, o iOS 8, novo sistema operacional para iPhones e iPads da companhia, e o OS X Yosemite, novo sistema para Mac. Algum tempo após o keynote, a empresa da Maçã liberou os links para as versões beta dos softwares no seu portal de desenvolvedores.

Nosso leitor Renato Lucato baixou a versão do iOS 8 e nos enviou fotos de alguns dos recursos demonstrados na apresentação, além de outros que não foram comentados durante o keynote. Confira abaixo:

Câmera

A primeira grande novidade não anunciada pela Apple são dois novos recursos de fotografia na Câmera: o modo time-lapse e o temporizador.

O primeiro é responsável por fazer aquelas famosas fotos noturnas de rastros de luz ou de carros graças à captura de frames em longos intervalos. Já o temporizador permite programar para que a câmera tire fotos após 3 ou 10 segundos.

Time-lapse agora na Câmera (Foto: Renato Lucato)
iOS 8 - câmeraTemporizador tem opções de 3 e 10 segundos (Foto: Renato Lucato)

iOS 8 - câmera
iOS 8 - câmera

Fotos

O aplicativo Fotos conta agora com alguns novos recursos de edição, como menu de Luz e Cor. Também é possível endireitar a foto de acordo com a escala de graus desejada.

Novos menus de edição no app Fotos (Foto: Renato Lucato)

iOS 8 - FotosRegulagem de fotos por graus (Foto: Renato Lucato)

iOS 8 - Fotos

Outro recurso peculiar é o ícone de coração que aparece na visualização de fotos, semelhante ao "curtir" no Instagram. Ao clicar o ícone, a foto é favoritada.

Coração "favorita" imagens (Foto: Renato Lucato)

iOS 8 - Fotos

Family Sharing

O Family Sharing também já estava disponível para testes segundo o leitor, porém, como mostra a foto, metade da tela era em inglês e a outra em português.

Family Sharing metade em português, metade em inglês (Foto: Renato Lucato)

iOS 8 - Family Sharing

Facilidades do iOS 8

As fotos enviadas pelo leitor também mostram as novas facilidades do iOS 8, como a opção de responder uma mensagem ou um evento sem sair do aplicativo atual.

Respostas sem sair do app atual (Foto: Renato Lucato)

iOS 8 - responder no app

Outro recurso que chamou a atenção durante o keynote foi a adição dos contatos recentes na tela de "task kill" do iOS.

Contatos no "task kill" (Foto: Renato Lucato)

iOS 8 - task kill VALE ESTA

iMessage e teclado

Como prometido na apresentação, o iMessage conta agora com recursos de áudio, vídeo e até mensagens autodestrutivas, como no Snapchat. Segundo Renato, em uma conversa de iOS 8 para 7, a única opção nova era de áudio. Contudo, nos nossos testes, o áudio não apareceu com o player embutido para o usuário iOS 7, o que era esperado. Foi preciso clicar no áudio e ouvi-lo no QuickTime.

Áudio no iMessage (Foto: Renato Lucato)

iOS 8 - áudio iMessage

Algo que também já está funcionando é o QuickType, o novo teclado com sugestões de palavras baseadas nas suas conversas anteriores.

Sugestões do QuickType (Foto: Renato Lucato)

iOS 8 - QuickType

Siri

Ainda de acordo com nosso leitor, foram feitos testes com o chamado "Hey, Siri", novo atalho para a assistente de voz da Apple. Contudo, não houve resposta.

Escala de cinzas

Para os fãs de preto e branco (o famoso PB) ou pessoas com problema de visão, agora é possível utilizar o iOS 8 em escala de cinzas. A novidade está dentro do menu "Acessibilidade".

Escala de cinzas (Foto: Renato Lucato)

iOS 8 - escala de cinzas

Apps de terceiros

Por fim, Renato nos contou que, como de praxe, a maioria dos aplicativos de terceiros, como o WhatsApp, ainda não roda no iOS 8. Mas, para a nossa surpresa, apps como o Instagram e do banco Bradesco funcionaram normalmente.

Como eu posso testar o iOS 8 e o Yosemite?

Infelizmente, os novos sistemas só foram liberados para testes de desenvolvedores. Se você não é desenvolvedor e quer testar o novo OS X, pode se inscrever no OS X Beta Program.

Você também pode se arriscar em baixar versões de torrent do novos softwares, porém não recomendamos instalá-los para quem não sabe como voltar à versão anterior. O site Mardware explica como funciona o processo para o iOS 8.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!