Como instalar o SwiftKey e outros teclados personalizados no iOS 8?

Por Giancarlo Silva

A Apple sempre foi conhecida por exercer uma política mais fechada de interface nos dispositivos e sistemas que fabrica. Tanto o Mac OS X quanto o iOS não permitem muitas opções de personalização, cobrindo o máximo possível de funcionalidades com recursos e funções próprias.

Por isso todo mundo ficou bastante surpreso ao ver que uma das novas funcionalidades do iOS 8 seria a instalação e troca de teclados virtuais. Pela primeira vez é possível instalar no iOS aplicativos como o SwiftKey, que antes era restrito ao Android e, agora, finalmente poderá oferecer suas versáteis funções de digitação para o sistema de Cupertino.

Mas como fazer para instalar o SwiftKey em um iPhone ou iPad com iOS 8? As instruções a seguir foram feitas usando um iPad como exemplo, mas elas são bastante parecidas para o iPhone rodando o iOS 8.

Passo 01

Antes de mais nada, acesse a App Store e faça o download do SwiftKey, que é gratuito. Aguarde a instalação do aplicativo.

Passo 02

Nas configurações do iPad, acesse o menu "Geral", deslize a parte direita da tela para baixo e encontre a opção "Teclados". Toque nesta opção.

Instalar SwiftKey no iOS 8 - 01B

Passo 03

Na tela seguinte, toque em "Adicionar Novo Teclado...":

Instalar SwiftKey no iOS 8 - 02B

Passo 04

Surgirá um pop-up no meio da tela e nela haverá a seção "Teclados de terceiros". Toque na opção "SwiftKey" disponível nesta seção para substituir o teclado padrão do iOS pelo novo teclado instalado.

Instalar SwiftKey no iOS 8 - 03B

Passo 05

Tente agora digitar em qualquer campo disponível. O teclado padrão do iOS 8 ainda irá aparecer. Pressione a tecla com o ícone do globo, escolha o SwiftKey e ele entrará em ação, oferecendo seus excelentes recursos como digitação swipe (deslizando o dedo entre as teclas para formar palavras), previsão de texto, correção automática baseada no histórico de uso e temas para modificar o visual do teclado virtual.

Instalar SwiftKey no iOS 8

Este mesmo procedimento permite a instalação e utilização de outros aplicativos de teclado que certamente estarão disponíveis na App Store com o passar do tempo. Basta fazer o download e seguir as instruções e você poderá usufruir de novas formas de criar texto em seu iPhone ou iPad.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.