Como criar um app de destaque na App Store

Por Redação

A App Store, da Apple, costuma ser o ponto de partida para os novos donos de iPhone e iPad que querem recomendações de aplicativos. Ter um destaque na página inicial da loja pode ser a diferença entre fazer muito sucesso e não conseguir nada. Baseado em sucessos anteriores, o LinkedIn fez uma lista com dicas para desenvolvedores que pretendem tentar a sorte na loja virtual de aplicativos da Apple.

O que se destaca

Você sabia que a Rovio, produtora do Angry Birds, lançou 51 aplicativos antes de alcançar o sucesso? O que mudou na sua 52ª tentativa foi exatamente o jogo ter sido destaque na página inicial da App Store, o que rendeu ao Angry Birds 150 mil downloads na primeira semana.

De acordo com uma análise da App Store, há um grande número de games que se destacam na página inicial. Apesar de jogos representarem apenas 17% dos novos aplicativos lançados, eles são quase a metade dos destaques. Além de games, apps nas categorias de entretenimento, livros e estilo de vida também costumam se dar bem.

Outra dica é prestar atenção nos últimos movimentos da Apple. Quando foi feito o lançamento do iOS 7, por exemplo, os aplicativos que ganharam destaque eram exatamente os que se enquadravam no novo visual. Então, se você quer fazer sucesso, também tenha em mente o que está pensando o editor da App Store e que tipo de aplicativos ele está procurando.

Seis regras para criar um App de destaque

Claro que conseguir destaque na loja virtual não é fácil, mas se você quer tentar, tenha em mente as seguintes dicas:

1. Interface e experiência do usuário importam: leia as instruções da Apple (em inglês) para aplicativos e conheça todas as regras de design desejadas pela empresa. No iOS 7, é valorizado um design limpo e claro.

2. Crie um design bonito e simples: estética sempre foi importante para a Apple, mas com o iOS 7 isso passou a ser uma prioridade ainda maior. Criar um aplicativo com o ideal de "menos é mais" certamente lhe garantirá pontos com os editores.

3. Preste atenção no processo de familiarização com o app: a experiência que o usuário tem na primeira vez que abre o seu aplicativo é muito importante. A Apple valoriza muito essa primeira experiência, então tenha em mente o respeito com o usuário, sua privacidade e suas informações, e explique logo de início o que o seu aplicativo faz e como usá-lo. Se o seu aplicativo pede por um endereço de e-mail logo de cara, tenha certeza de que ele será ignorado pelos editores. O UX Archive (em inglês) apresenta uma boa lista com apps que fornecem uma boa primeira experiência.

4. Desenvolva um relacionamento com time de editores da Apple: tente entrar em contato com algum dos editores da app store e peça ajuda e sugestões. Eles sabem o tipo de aplicativo que acham dignos de destaque. Pergunte.

5. Conheça os guias da Apple: a Apple possui diversos documentos com instruções para desenvolvedores. Você sabia que eles publicaram também um guia de informações sobre marketing na App Store? Se informe.

6. Não tenha medo de pedir ajuda: isso volta para o item 4. Talvez o seu aplicativo não esteja 100% de acordo com os padrões da Apple, mas se ele tiver uma grande ideia e seja uma ótima experiência para o usuário, o time de editores da App Store certamente estará disposto a trabalhar com você. Eles podem até entrar em contato para dar sugestões para melhorar o posicionamento do seu app.

Por fim, não há fórmula mágica para conseguir destaque na App Store. Mas se você estiver comprometido em prover a melhor experiência possível para seu usuário, certamente conseguirá chamar a atenção dos editores e dos milhões de potenciais clientes do seu app.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.