Como cancelar o Jailbreak do iOS

Por Henrique Emídio | 03.07.2014 às 14:27
photo_camera Divulgação

Desbloquear o iPhone ou o iPad permite acesso root ao sistema de arquivos do iOS, abrindo um mundo de novas possibilidades para o seu aparelho; desse modo você pode instalar, por exemplo, aplicativos em repositórios de terceiros, isto é, que não estejam disponíveis apenas na App Store. Contudo, o ônus de fazer o chamado "Jailbreak" do sistema esteve sempre no fato de a Apple não oferecer mais suporte ao dispositivo desbloqueado, mas existe uma maneira bem simples de driblar também essa restrição.

O contrato de licença do iOS garante à Apple a legitimidade na suspensão da garantia do aparelho caso o mesmo tenha sido desbloqueado. Portanto, problemas com a tela, um botão que não funciona ou algum aplicativo que não responde podem de repente tornar-se um grande problema caso você tenha feito o jailbreak, porque a Apple não irá substituir qualquer componente ou lhe oferecer qualquer tipo de suporte na solução do problema.

Mas antes de entrar em desespero, saiba que há uma forma bem simples de restaurar a configuração original do aparelho.

Basicamente, tudo que você tem que fazer é o backup do seu dispositivo. Basta entrar no Modo de Recuperação: desligue o aparelho, conecte-o ao computador através de um cabo USB e então reinicie com o botão Home pressionado. O iTunes automaticamente irá detectar o Modo de Recuperação do sistema, então basta clicar em Restaurar para resetar as configurações do aparelho.

Jailbreak

Ao final do processo você terá que reativar o dispositivo. Para isso, basta entrar com seu Apple ID e senha.

Uma vez que a versão oficial do iOS é restaurada no seu iPad, iPhone ou iPod touch, você pode ir a uma loja da Apple e ter todo o suporte que a garantia lhe oferece. Não será possível detectar nenhuma violação prévia em um dispositivo que teve suas configurações restauradas.