Classificação indicativa brasileira chega aos jogos da App Store

Por Redação | 23 de Abril de 2014 às 15h01

A atualização para o iOS 7.1.1 trouxe mais que correções de bugs e melhorias no sistema TouchID. A Apple aproveitou o update para começar a usar a classificação indicativa brasileira também nos jogos disponíveis na App Store, facilitando a identificação da censura de cada um deles.

A novidade aparece diretamente na página de downloads, ao lado do título e junto com a classificação americana. Essa, inclusive, foi uma das maneiras usadas pelo Ministério da Justiça para facilitar a padronização das classificações por aqui. Em 2013, o governo passou a adotar normas internacionais de indicação, justamente para permitir que empresas internacionais possam realizar esse trabalho por equivalência.

Classificação indicativa App Store

Para os desenvolvedores, nada muda. A Apple já indicou que a transformação para o sistema nacional é feita automaticamente de acordo com a descrição cadastrada pelos produtores de cada game. É possível observar a mudança tanto no acesso à loja pelos dispositivos com iOS quanto pelo próprio computador.

Mas, como lembra o Blog do iPhone, a mudança não deve facilitar a chegada de muitos jogos por aqui. Títulos como os da série Grand Theft Auto, por exemplo, não poderiam ser vendidos por aqui por conter violência realística, uma das normas fixadas pelo ministério para fixação de uma classificação indicativa para maiores de 18 anos.

Em março, a Apple aplicou o mesmo sistema à Mac App Store, que fornece aplicativos e jogos para o sistema operacional OS X.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.