CEO do WhatsApp ironiza Apple por novidades do iMessage

Por Redação | 03 de Junho de 2014 às 11h11

No mesmo momento em que a Apple começou a revelar suas novidades para o iMessage, durante o anúncio do iOS 8 na tarde desta segunda-feira (02), muita gente logo se voltou ao WhatsApp. Afinal de contas, as adições como o envio de gravações de áudio ou as conversas em grupo, por exemplo, são bastante similares às soluções apresentadas pelo rival e mostram uma clara intenção da Maçã em brigar também no mercado de troca de mensagens.

O CEO do WhatsApp, Jan Koum, não perdeu tempo e no mesmo dia utilizou o Twitter para ironizar a Maçã sobre as mudanças. Usando a hashtag #inovação, o executivo se disse bastante honrado de ver a Apple “pegando emprestado” uma série de funções de seu app de mensagens e as utilizando em sua própria solução.

CEO WhatsApp

De acordo com o Mashable, o desabafo ocorreu apenas pela rede social e Koum não respondeu aos pedidos de entrevista da imprensa. Seus comentários, porém, refletem uma percepção antiga da Apple, que é bastante criticada por observar a concorrência e, mais tarde, incluir soluções semelhantes ou aprimoradas em seus próprios sistemas.

Foi exatamente isso que se viu na apresentação do iOS 8 durante o WWDC 2014. No evento, a Apple fez um aceno não apenas ao WhatsApp mas também ao Snapchat, acrescentando funções de mensagens com prazo de validade, grupos de bate-papo entre amigos que possuam o iMessage e o gerenciamento individual de notificações que permite ao usuário escolher exatamente quais conversas terão avisos de áudio.

Enquanto o CEO do WhatsApp demonstrou sua insatisfação pelo Twitter, o Snapchat foi um pouco mais elegante. Em resposta ao Mashable, a empresa apenas afirmou que se sente satisfeita de ver a ideia de mensagens “deletáveis” implementada por ela se tornando uma característica padrão do mercado, já que agora está disponível em uma solução que vem embarcada nos smartphones da Apple.

As novidades da Apple durante o WWDC 2014 foram apresentadas em tom jocoso, com um keynote cheio de piadinhas e cutucadas a rivais como Google, Dropbox e Microsoft. Além das mudanças no iMessage, foram anunciados um novo sistema de armazenamento na nuvem, uma integração maior entre o iOS e o Mac OS e, ainda, novas interfaces para desenvolvimento de jogos e automação caseira.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.