Aprenda a usar o Compartilhamento de Fotos do iOS

Por Stephanie Hering

Com o surgimento do iCloud há alguns anos, apareceram também diversas oportunidades de armazenamento na nuvem para usuários de iPhones, iPods e iPads. Uma delas é o recurso "Compartilhamento de Fotos", ou "Photo Streams" em inglês.

A ferramenta nada mais é que um backup de suas fotos tiradas pela câmera, que podem ser acessadas tanto da web, pelo iCloud, como no computador. Se você costuma tirar muitas fotos e deseja ter uma cópia delas no seu notebook ou desktop, o compartilhamento de fotos é uma boa opção. Confira abaixo como utilizar a função.

1. Ligando o Compartilhamento de Fotos

Para usar o recurso, antes de tudo, é preciso ter uma conta no iCloud. Ela pode ser uma nova conta, ou utilizando a ID Apple já existente. Depois de habilitar o iCloud, vá até Ajustes e role o menu até a opção iCloud. Dentro de iCloud, selecione Fotos.

Tutorial-Compartilhar Fotos iOS

Se você quer somente compartilhar as fotos tiradas na câmera com seu computador e outros dispositivos, marque a caixa de seleção Meu Compartilhamento de Fotos. Se você desejar compartilhar, no futuro, um álbum com amigos ou familiares ou assinar álbuns deles, selecione também Compartilhamento de Fotos.

Tutorial-Compartilhar Fotos iOS

Agora, ao acessar o aplicativo Fotos, você verá que as novas imagens tiradas pela câmera também serão enviadas para o álbum "Meu Compartilhamento de Fotos".

Tutorial-Compartilhar Fotos iOS

2. Usando a ferramenta no computador

Para ter acesso às fotos do compartilhamento de fotos no computador, é preciso instalar o Painel de Controle do iCloud. Se você utiliza Mac, pode pular esta etapa e apenas acessar o iPhoto, habilitando a opção Compartilhamento de Fotos. Neste tutorial, usaremos como exemplo o Windows 8 (o mesmo procedimento é válido para Windows 7).

Após instalar o Painel de Controle, acesse-o e faça login com sua conta iCloud. Marque a caixa de seleção Fotos.

Tutorial-Compartilhar Fotos iOS

O Windows vai instalar atalhos nomeados "Fotos do iCloud" no Explorer, que podem ser acessados tanto do diretório de bibliotecas como em "Meu Computador".

Tutorial-Compartilhar Fotos iOS

Para copiar ou deletar fotos, clique em Meu Compartilhamento de Fotos e, em seguida, em "Pasta Aberta", no canto superior direito. Você ainda pode clicar com o botão direito sobre as fotos e selecionar "Abrir localização do Arquivo".

Tutorial-Compartilhar Fotos iOS

3. Criando álbuns compartilhados

Para criar álbuns a serem compartilhados com outros usuários basta acessar Fotos e, em seguida, selecionar quais imagens você deseja compartilhar. Clique no ícone de compartilhar no canto inferior esquerdo e selecione a opção iCloud.

Tutorial-Compartilhar Fotos iOS

Dê um nome para o álbum e clique em "Próximo".

Tutorial-Compartilhar Fotos iOS

Insira o contato com o qual deseja compartilhar e clique "Criar". É possível ainda escolher a si mesmo, o que criará um álbum dentro do Compartilhamento de Fotos no computador e no próprio iCloud.

Tutorial-Compartilhar Fotos iOS

Para cancelar a assinatura dos usuários do álbum ou apagá-lo, clique sobre ele com o botão direito e selecione "Apagar álbum compartilhado".

Tutorial-Compartilhar Fotos iOS
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.