Aprenda a gerenciar as notificações do iOS

Por Muni Perez

As notificações do iOS são uma das principais maneiras de interação com os aplicativos e o sistema operacional da Apple oferece uma variedade de recursos, além das funcionalidades padrão, para que você possa personalizar o seu comportamento.

Um dos aspectos mais irritantes das notificações do iOS é que, praticamente, qualquer aplicativo pode enviá-las, o que acaba sobrecarregando a Central de Notificações e a tela de bloqueio.

Para evitar isso, há duas maneiras bem simples. A primeira é negar a autorização na primeira vez que você abrir um determinado aplicativo. A segunda é explorar as opções nas Configurações de Notificações nos Ajustes do sistema.

Gerenciamento

A Apple oferece duas interações básicas quando o sistema recebe uma notificação. A primeira é o toque para abrir o aplicativo em questão e a segunda é deslizar o dedo para cima para dispensar o aviso. Alguns apps oferecem ações direto da notificação, como é o caso das Mensagens (SMS), onde basta você deslizar o dedo para o lado e a opção de responder aparecerá.

Notificações Interativas iOS

Claro que nem todas as notificações são úteis e para se livrar rapidamente delas basta tocar duas vezes no “x” presente ao lado do lado direito do título de cada app - com isso, todas as notificações desse aplicativo serão excluídas. Mas, caso você queira se livrar de apenas uma notificação da lista, deslize o dedo para a esquerda e toque no “x” que aparece.

Dispensar Notificações

Configurações

Explorando as configurações das notificações, é possível escolher quais aplicativos podem exibir notificações na tela do seu iPhone ou iPad. Então, aquele jogo chato que vive te chamando para jogar novamente não vai mais incomodar.

Indo em Ajustes > Notificações lhe mostrará a lista de aplicativos que são autorizados a enviar notificações. Visualização de Notificações permite alterar a ordem em que elas aparecem, se por ordem cronológica ou por uma ordem personalizada.

Para alterar a ordem em que elas aparecem, basta tocar em Editar e mover os aplicativos para cima e para baixo tocando no ícone de lista na direita.

Configurações de Notificações iOS

Editar ordem das notificações

Editar ordem das notificações

Tocando em cada aplicativo, abre-se uma série de opções. A primeira delas é Permitir Notificações: desative este item para não ser mais incomodado pelo app em questão. Em seguida, na Central de Notificações você escolhe quantas notificações devem aparecer, no máximo, na Central de Notificações.

Em seguida, temos Sons e Avisos nos Ícones, que são os números que aparecem em círculos vermelhos indicando quantas notificações há em determinado app. Por último, temos Mostrar na Tela Bloqueada, opção particularmente útil caso você queira privacidade e não deseje que determinada notificação apareça e outras pessoas possam ver na tela de bloqueio.

Opções de Notificação de cada app

Notificações do tipo Alerta

Notificações do tipo Alerta

Por fim temos os Estilos do Alerta. A opção padrão normalmente é Banners, que exibe as notificações que todos estão acostumados e que aparecem no topo da tela. Alertas exibe uma janela de alerta bem mais intrusiva, como na imagem acima. Nenhum não mostra a notificação, mas os avisos nos ícones ainda continuam.

Exibindo notificações no computador

Caso você tenha um iPhone ou iPad e um computador Mac compatíveis, é possível enviar as notificações do seu iDevice direto para a tela do computador (e muito mais) através do Pushbullet. Se você quiser saber como ele funciona, basta clicar aqui.

O iOS está longe de ter a mesma liberdade oferecida aos usuários de Android no que diz respeito ao gerenciamento das notificações, mas as opções presentes já facilitam bastante a vida de qualquer um.