Apps iOS do dia: para quem é músico ou simplesmente adora música

Por Luciana Zaramela | 01.03.2013 às 17:00

Para muita gente, a música é o alimento da alma. E se você também pensa assim, sendo músico ou simplesmente um amante incondicional das melodias e ritmos, vai curtir nossa seleção de aplicativos musicais para seu iPad, iPhone ou iPod Touch.

Separamos três aplicativos gratuitos na iTunes Store que vão fazê-lo imergir ainda mais no mundo musical!

SoundHound (iPad, iPhone, iPod Touch)

Sabe aquela música superlegal que está tocando no rádio ou no restaurante e que, por mais que você se esforce, não consegue lembrar o nome? Ou então, aquela música nova que você ouviu em algum lugar e gostaria de anotar o nome para curtir depois, comprar o disco ou mesmo procurá-la na internet? Existe sensação mais frustrante que ficar com a música na cabeça e não saber mais quando vai poder ouvi-la?

O SoundHound derruba tudo isso e traz todas as informações sobre a música para você. E mais: ele ainda disponibiliza a letra em tempo real para você cantar junto. Nome do artista, do compositor e do álbum, assim como outras informações – tudo é exibido na tela.

Apps Musicais iOS

O que você precisa fazer é abrir o SoundHound no seu dispositivo e colocá-lo próximo à fonte sonora, para ele 'ouvir' a música e procurar, em sua base de dados, informações referentes a ela. Quando encontrar, ele mostra tudo e ainda sugere bandas similares, com base no seu estilo musical.

Quem curte música internacional será mais bem servido que quem gosta de música nacional, já que o app faz uma busca pela base de dados da iTunes Store. Mas isso não quer dizer que as músicas brasileiras não funcionam; se estiverem contidas no catálogo de músicas do iTunes, serão reconhecidas. Então, rockeiros, metaleiros, blueseiros amantes do pop e jazzistas de plantão: esse aplicativo é para vocês.

Synth (iPad)

Que tal bancar o tecladista (se você já não for um) e iniciar um processo de "síntese" de sons dentro do seu iPad? Só para ter uma ideia, este aplicativo foi utilizado pela banda virtual Gorillaz em um de seus álbuns mais recentes. Desde então, a popularidade do Synth cresceu absurdamente entre os músicos e entusiastas.

Com este pequeno sintetizador em seu iPad, você poderá curtir mais de 40 timbres de instrumentos musicais diferentes. E o aplicativo tem uma interface de controlador MIDI: você pode ajustar diversos parâmetros, como delay, distorção e até as rodas de modulação e pitch bend, como se estivesse tocando um teclado de verdade.

Apps Musicais iOS

E se você resolver levar a coisa mais a sério, poderá fazer como os Gorillaz: plugar seu iPad em uma mesa ou placa de som e curtir o som do Synth com sua banda ou amigos.

Soou técnico demais? Experimente e veja que a diversão é garantida. O sintetizador é polifônico e promete horas e horas de entretenimento dentro de uma sala de espera ou de um estúdio de gravação.

DJ Studio (iPad, iPhone, iPod Touch)

Já pensou em bancar o DJ de suas festas? Certamente, se você é uma pessoa que curte agitar a galera ou os convidados de um evento feito em casa, vai adorar transformar seu iGadget em um deck de DJ. Claro que dentro de suas limitações.

O DJ Studio é um excelente aplicativo para criação musical e mixagem de áudio, funcionando da maneira como fazem os DJs. Você terá na tela uma lista de samples que poderá acessar a qualquer momento. A tela logo se transforma em um deck de mixagem 4x4.

Apps Musicais iOS

O aplicativo permite manipular o volume e o nível do som, além de inserir efeitos sonoros e enviar estes efeitos a quatro canais independentes. A melhor parte da brincadeira é que, quando você terminar de fazer suas modificações, poderá salvar e até mesmo gravar suas performances de aspirante a DJ. Interessante e divertido!

Para deixar tudo ainda mais legal, este aplicativo oferece a opção de comprar mais samples, loops e ferramentas de mixagem para incrementar a biblioteca padrão. O app é compatível com iOS 5.0 ou superior.