Apple já pode estar testando novas versões do iOS 8

Por Redação | 29 de Setembro de 2014 às 18h05

Embora o iOS 8 tenha sido lançado na última semana, a Apple já estaria se antecipando nas próximas atualizações de seu sistema operacional móvel. É o que afirma o site 9to5Mac, que obteu informações sobre as possíveis futuras versões da plataforma da empresa para iPhones e iPads.

De acordo com o informante, que é um desenvoldedor de aplicativos com conhecimento em hardware, a companhia está testando três atualizações com funcionários internos na sede da Maçã, em Cupertino, na Califórnia (Estados Unidos). Fora isso, o próprio 9to5Mac descobriu através do Google Analytics que os aparelhos que estão fazendo uso dessas três versões diferentes visitaram o site especializado em notícias da Apple. Os registros são datados de alguns meses antes do lançamento oficial do iOS 8.

As versões listadas pela ferramenta do Google são as seguintes: iOS 8.1, iOS 8.2 e iOS 8.3. Caso a companhia libere mesmo tais updates, esta seria a primeira vez a empresa lança várias atualizações em um curto período de tempo. A razão para isso seria para antecipar o processo de desenvolvimento do iOS 9 que, com base no cronograma adotado pela Maçã nos últimos anos, deve ser apresentado entre setembro e outubro de 2015. Neste caso, os updates viriam ao longo dos três primeiros trimestres do ano que vem.

Conforme especula o 9to5Mac, as atualizações programadas devem trazer mudanças significativas não apenas no software, mas também melhorias de hardware. Entre os principais recursos pode estar a implementação do iCloud Photo Library, que ainda está em fase beta; a compatibilidade com o relógio inteligente Apple Watch, que será lançado no começo de 2015; uma função de tela dividida, que permitirá rodar dois aplicativos simultaneamente; e uma integração ainda mais aprimorada do sistema de pagamentos móveis Apple Pay, que chega em outubro aos iPhones 6 e 6 Plus.

Um dado interessante é a possível atitude da empresa em lançar um maior número de updates para seu sistema operacional. Para efeito de comparação, o único software da empresa que ganhou uma terceira versão ("x.3") foi o iOS 4. Depois disso, a plataforma ficou apenas na versão "x.1".

O iOS 8 traz uma grande integração entre os dispositivos da Apple, possibilitando que os usuários comecem uma tarefa no iPhone e a terminem no Mac, por exemplo. O mesmo arquivo pode ser jogado de um Mac para iPad, ou vice-versa, e todas as alterações são salvas de forma imediata. O novo iOS também vem acompanhado do iCloud Drive, uma novidade para donos de aparelhos da Maçã que adiciona funções semelhantes às do Dropbox.

Nos links abaixo você pode saber mais sobre o iOS 8, como também preparar o seu iPad ou iPhone para receber a nova plataforma móvel da gigante de Cupertino:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.