Apple estaria desenvolvendo função de identificação de músicas

Por Redação | 21 de Abril de 2014 às 14h15
photo_camera Zun

Reforçar seu segmento de venda de músicas online parece ser uma das palavras de ordem atuais para a Apple. Segundo informações não confirmadas, a empresa estaria trabalhando ao lado do Shazam para criar um sistema de identificação musical próprio, que estaria disponível para os usuários de iPhone, iPad e outros com o iOS 8.

A notícia foi publicada pela Bloomberg. A ideia da Maçã, claro, é indicar para os usuários links para as faixas que estão sendo reproduzidas naquele momento, levando os interessados diretamente para a iTunes Store e incentivando a compra de músicas. Além disso, uma integração com a Siri estaria sendo estudada para facilitar a utilização.

O iTunes Radio também poderia entrar nessa jogada, fornecendo o streaming para a faixa sendo reproduzida naquele momento, além de opções do mesmo artista ou de semelhantes. A ideia, como sempre, é manter os usuários ativos dentro dos produtos da empresa, sem que eles tenham que buscar soluções de terceiros para identificação, streaming ou aquisição das faixas desejadas.

Os rumores se encaixam com boatos recentes de que a Apple estaria disposta a expandir o serviço Radio para competir com rivais como Spotify e Deezer, por exemplo. A ideia, assim como ocorre na maioria, seria cobrar assinaturas pela reprodução de conteúdo musical. Os temores dentro da empresa, porém, são de que uma funcionalidade desse tipo possa prejudicar as vendas de faixas, que hoje são uma importante fonte de renda da companhia.

O declínio nos números desse segmento de mercado e a preferência dos usuários por soluções de streaming, porém, podem acabar sendo motores de uma mudança na estratégia musical da Apple. Apesar de ter revolucionado essa indústria com os iPods, a empresa parece estar ficando para trás quando o assunto são as novas tendências. E essa, com certeza, é uma situação na qual a empresa não gosta nada de estar.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.