Apple bloqueia alteração de screenshots na App Store para deter golpistas

Por Redação | 10 de Janeiro de 2013 às 21h37

Na última quarta-feira (09), a Apple anunciou uma mudança na política da App Store para tentar deter a ação de scammers. Agora não será mais possível enviar screenshots de aplicativos para iOS depois que eles forem aprovados pela empresa da maçã.

Antes dessa mudança, os desenvolvedores de aplicativos podiam mudar as imagens de captura de tela de seus aplicativos mesmo depois de eles terem sido publicados na loja da Apple. Porém, conforme explica o Mashable, alguns golpistas apresentavam um determinado conjunto de imagens na hora de solicitar a aprovação da Apple e depois, com o app no ar, trocavam por imagens de outros aplicativos populares para ludibriar os usuários.

Depois, eles combinavam essas imagens enganosas com nomes de aplicativos que sugeriam uma interação legítima com outros títulos famosos. Um usuário gravou um vídeo mostrando uma dessas farsas, no qual um aplicativo chamado 'Mooncraft', supostamente ligado ou parecido com o conhecido 'Minecraft', não era nada daquilo que o comprador esperava.

Note que as imagens no iTunes representam claramente um jogo diferente do que ele realmente comprou. Além dos screenshot, o ícone do tal 'Mooncraft' também é uma cópia descarada da franquia Minecraft, o que pode confundir ainda mais os usuários.

Para evitar golpes, as imagens serão bloqueadas logo após a aprovação da Apple. O comunicado na página de desenvolvedores da empresa da maçã explica que novas imagens só poderão ser enviadas mediante uma atualização do app.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.